13 de setembro de 2013

O Ano da Leitura Mágica.

Eu não queria largar o livro.
O Ano da Leitura Mágica.
Tolstoy and the purple chair: my year of magical reading. Nina Sankovitch. Trad. Paulo Polzonoff. São Paulo. Leya. 2011. 232 páginas.

Sinopse:
Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Você aceita? Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma. Após perder a irmã mais velha para o câncer, e embora precisasse cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma: ler um livro por dia durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, nossa heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia. O ano da leitura mágica também conta a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro ruidosos filhos, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam a cozinhar e a limpar a casa; e Anne-Marie, sua irmã mais velha e inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo em seus últimos momentos de vida.


Ponderação:
A leitura para Nina Sankovitch tem quase a mesma significação do meu pensamento a essa atividade indulgente na busca do saber. Para mim, a leitura abre horizontes, refaz a memória de uma época, mostra-nos os valores vividos por humanos das diversas épocas dentro de um contexto histórico de cada região do Planeta.
Pois, não tardou muito para deixá-lo como meu livro de consulta, Nina obrigou-me a esquecer os métodos de análise aprendido nas aulas de Língua Portuguesa, nos bancos escolares e universitários. Métodos atrelados ao esquema didático. Com ‘O ano da Leitura Mágica’ pude ampliar meu processo de crítica, colocando minha vivência, digo experiência, no âmbito do ato de ler.
Meu ano de leitura está quase terminando, mas estou saindo melhor do que poderia imaginar com as pequenas pedras do caminho. Agradeço a Nina, a possibilidade de retornar um velho desejo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário