15 de setembro de 2013

A Queda

A Queda - As memórias de um pai em 424 passos.
Diogo Mainardi. Rio de Janeiro. Record. 2012. 150 páginas.

Sinopse:
Um dos mais polêmicos jornalistas do Brasil, Diogo Mainardi apresenta um contundente livro de memórias sobre seu primogênito Tito. Vítima de erro médico, em um hospital de Veneza, Tito nasceu com paralisia cerebral. Em relato emocionante e surpreendente, Diogo revela como a relação com o filho norteou sua vida desde então, e como ele lida com a culpa e os culpados pela paralisia de Tito.


Ponderação:
Tito tem a sorte de ter um pai que o leve ao melhores centros médicos do mundo com diagnósticos equivocados. Diogo paga 30 mil dólares em uma avaliação médica. Papai tinha 30 cruzeiros – naquela época era a moeda do Brasil - para médico e medicamentos. Tito tem sorte de possuir equipamentos para poder aprender a se comunicar com o mundo. O meu aprendizado foi na raça, com as orientações experientes da avó Manuela (neste caso, bisavó).
424 passos, para se entender ‘um deforme’ – Ricardo III, Francesca Martinez, Christy Brown, Zeke e Ben Young, Helen Keller e tantos outros que fizeram mais 424 passos + 424 passos + 424 passos + 424 passos [...] tornando-se exemplos de superação em “Deus capacita os escolhidos”
424 passos, para capacitar a medicina em reparar os erros que cometem... Em Medicina não se pode aceitar o erro. As seqüelas do erro médico são eternas e irreparáveis.
424 passos, para a vida... onde somente Deus tem sabedoria de dar valor e compreensão para cada um que ele considera digno de sobrevivência.
Hoje, estou escrevendo e administrando esse e mais um blog. O erro pode ser revertido em mais ou  menos 85%, além de ser Jornalista tal Diogo. sou Editora, Tradutora em Espanhol-Português e uma pós em "Gerente de Cidade". Pouco. Tito conseguirá chegar lá, mas com perseverança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário