23 de fevereiro de 2014

O Advogado do Diabo

Advogado do Diabo
The Devil’s Advocate. Morris West (1916-1999). Trad. Brenno Silveira. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira. 1964. 298 páginas.

Sinopse / Ponderação
A expressão “Advogado do Diabo” a tenho ouvido em algumas ocasiões. Recentemente, a mesma veio a sondar a minha vida. A primeira, enquanto lia ‘Ángeles y Demonios’ de Dan Brown. A segunda, em ‘Croma, caminho da vida’ de Regis Castro, já mencionados neste blog. A ligação do termo com o catolicismo. Na segunda citação, motivou-me, aguçando a curiosidade. Não me arrependi, mas o texto de Morris West é bom mesmo. Outra delícia, a edição lida, publicada em 1964 – a tradução – portanto antes da reforma ortográfica de 1970, foi poder ler, novamente, o pronome ‘ele’ com o acento‘^’ e outras palavras não mais acentuadas graficamente.
Monsenhor Meredith vai em busca de uma verdade e credita na formulação de uma hipótese: - “que é a verdade a respeito da alma de um homem.” Medo. Medo de cada morador da região. Medo de encarar a própria fragilidade como ser humano. A sua descoberta, das relações simplistas, um tanto tardia, porém sente-se feliz. Entretanto, em toda história, individual, a sua também, percebe-se a entrada de Deus nos cálculos de um ser humano, o começo da aceitação da consequência da fé, dando inicio a uma relação pessoal entre o Criador e a Criatura. Consequentemente, o medo do milagre. Um milagre que não será servido em uma bandeja de prata.
Blaise Meredith, Advogado do Diabo[i], está habituado a preparar os outros para a morte. Mas, quando ela vem bater a sua porta, fica chocado. Com pouco tempo de vida, é enviado à Calábria, sul da Itália, para investigar através de “uma morte”, elucidar a lenda e trazer a luz, a verdade de mais uma canonização, mais um santo para o calendário. A verdade a respeito de Giacomo Nerone.
Gemello Minore e Gemello Maggiore vivem a sombra de Nerone, enquanto Maggiore está na projeção política, em Minore, a lenda segue através dos pobres, ainda na ignorante falta de estudos. A ‘Villa’ constitui uns dos poucos locais de trabalho aos jovens, como é o caso de Rosetta e Paolo.
Movidos a ódio, a amor e preconceito estão:
 Condessa Ana Luísa de Sanctis (Mal resolvida, mal amada, dissimulada. A inglesa possui traços de perversão).
  Pe. Anselmo Benincasa (Sacerdote que vive de maneira imprópria aos parâmetros da Igreja).
  Aldo Meyer (Médico, judeu, quase sempre embriagado. Misto de amigo e traidor).
  Nina Sanduzzi (Mulher de Nerone. Todos a tratam por amante, mas possui uma altivez, que incomoda a todos)
Juntam a eles:
   Paolo Sanduzzi (Filho único de Giacomo Nerone e Nina. Rebelde, sente-se perdido).
  Nicholas Black (Pintor. Inglês tal como a Condessa, Meredith e Nerone. Black age politicamente contra os ditames da sociedade. Odeia o posicionamento da Igreja Católica).
   Il Lupo, o Lobo (Líder dos guerrilheiros, e comunista. Só aparece na narrativa de Aldo, Nina e nos fragmentos dos escritos de Nerone).
    Aurélio, Bispo de Valenta (Principal interessado na canonização).
    Cardeal Eugênio Marotta (Igual posicionamento de Aurélio).
Afinal, quem foi Giacomo Nerone? Mártir? Traído e Assassinado? Qual erro cometeu? Qual bem realizou?
‘Não se pode jamais enterrar tão profundamente uma verdade a ponto de que ela não possa ser desenterrada.’ Página 168.



[i] De acordo com o Verbete encontrado no Novo Aurélio (também mencionado, aqui). Advogado do Diabo = {1 – O encarregado, na Cúria Romana, de levantar objeções a uma proposta de canonização ou de propor as objeções numa conferência religiosa.} {2 – Aquele que se encarrega de opor e sustentar objeções a qualquer tese ou ainda sempre a levantar dificuldades, a criar objeções.}



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