22 de março de 2014

Pequenos Milagres

Pequenos Milagres: coincidências extraordinárias do dia-a-dia
Small Miracles. Yitta Halberstam e Judith Leventhal. Trad. Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro. Sextante. 3ª ed. 1998. 177 páginas.

Sinopse:
Um avião cujo embarque você perdeu sofre um acidente. Um encontro absolutamente inesperado traz a solução para um problema que o angustiava. Um objeto que parecia perdido para sempre é misteriosamente encontrado. Todo mundo, em algum momento, já passou situações em que um acontecimento aparentemente casual teve uma importância decisiva em sua vida. Quem sabe não é um pequeno milagre? Fruto de entrevistas e de extensa pesquisa em jornais, revistas, livros e televisão, Pequenos milagres é uma coletânea de histórias extraordinárias e comoventes. Sua leitura ajuda o leitor a ficar atentos para perceber esses momentos, entender seu significado e usufruir mais plenamente seus ensinamentos. Quando incorporamos à nossa vida o sentido dessas “coincidências”, estamos nos abrindo para as possibilidades enriquecedoras, as bênçãos e a sensação de harmonia com o universo que elas proporcionam.

Ponderação:
Quando iniciei esse blog, atendendo a sugestão de alguns amigos, tinha em mente só mencionar a leitura de livros nestes mais de quarenta anos de kilometragem literária, técnico-científico e lazer.
Porém, ficou provado, já no decorrer do segundo mês, a impossibilidade de só focar a leitura, necessariamente, além do prazer, traz-nos recordações de vivências, comentários e outras relações emblemáticas do processo de leitura.
O 'Milagre' aqui, é buscar na memória os livros, autores e motivo para o enriquecimento de nosso ser. Nem todos os livros lidos em português - meu idioma natural - consegue ser agradável, isto se for traduzido, no caso, a maioria. O processo tradutório retira o dom e o tom impresso do autor na obra. Também há a questão da diagramação. E, talvez, o corte - censura - do Editor, por medo ou economia.
Já aconteceu de ler um livro traduzido, e ter achado graça em alguns trechos e, quando fui ler o mesmo livro no idioma original, ter ficado decepcionada.
Porquê? Agora, no sétimo mês de vida e na segunda trilogia, fiquei em choque. A memória está falhando. Os livros que encontro-me em leitura não serão lidos totalmente até dia 28, completando os vinte livros do mês. Eis, que ao entrar no meu quarto, vejo 'Pequenos Milagres' sobre a minha cama. Já realizou o desejado!
Conforme minha amiga, quem deu-me de presente: - Sabe, eu estava na livraria, tentando encontrar um livro e todas as três vezes que passava perto da pilha que estava este livro sempre um caia ao chão. Então! Pensei, não dá mais, é esse! Parecia que o livro me dizia para trazê-lo para você.
Li, com muito carinho. Sempre faço pequenos comentários sobre alguns trechos bem interessantes como o caso dos trigêmeos que separados, adotados por famílias de locais diferentes e reencontram-se já adultos de forma inesperada. (páginas 46-50).
Bem! É necessário deixá-lo mais a vista: '- As lembranças deveriam ser preservadas, não esquecidas - respondeu Bob.' (página 29).
Já houve dois pequenos milagres, vou conseguir colocar os vinte deste mês e os demais...



Nenhum comentário:

Postar um comentário