26 de novembro de 2013

Diário da Morte

Diário da Morte. A tragédia do Cessna 140
Milton Terra Verdi, 235 páginas. Autores Reunidos. Org. Walter Dias.

Sinopse:
A queda do avião Cessna 140 entre Corumbá e Santa Cruz de la Sierra, por falta de gasolina, em mata fechada, é a descrição do dia-a-dia de duas pessoas, seu sofrimento e a morte dos mesmos. A dramática espera de um socorro que só chegou muito tarde, as esperanças frustradas pelo ronco de motores de aviões longínquos, a inabalável fé em Deus por uma salvação que não veio.

Ponderação:
Bem, não sei como esse livro veio parar em casa. Também, não lembro o motivo da leitura, mas "A tragédia do Cessna-140", possui um enfoque dramático da eterna burocracia, brasileira e latino-americana. Na cidade de Fernandópolis, Estado de São Paulo, há um logradouro público que leva seu nome. Verdi e o cunhado, Antônio Augusto Gonçalves, tiveram que fazer um pouso forçado do Cessna 140 em que viajavam no meio da selva boliviana, entre Corumbá e Santa Cruz de La Sierra por falta de combustível. O registro começa no dia do pouso forçado, em 29 de agosto de 1960. De acordo com o relato de Milton, seu cunhado morreu de inanição mais de uma semana depois. Verdi esperava por um socorro que nunca chegou a tempo. Foram 70 dias de angústia, tendo que conviver com a decomposição do corpo de Antônio. Só podia contar com a água da chuva que vinha de vez em quando. Foram feitas tentativas de se embrenhar na mata fechada, porém em vão. Com fome e sede constantes e mesmo assim ainda conseguia escrever usando mapas e documentos para se manter lúcido. À medida que o tempo ia passando e o socorro não chegava, a solidão e o desespero tomavam conta.



10 comentários:

  1. Olá. Estou à procura deste livro, mas não encontro nem em sebos, nem bibliotecas públicas. E a única edição disponível em PDF está mal digitalizada. Você gostaria de vender, trocar ou emprestar? SE não, poderia digitalizá-lo e disponibilizar? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário Jr,
      Não sei o que ouve, mas a minha resposta a você não foi salva.
      Por favor, escreva no e-mail xlaxarla@bol.com.br, talvez eu possa te ajudar com esse livro.

      Lina Angélica

      Excluir
  2. Oi ! Boa noite !
    Vc tem livro Diario Morte di Milton Terra Verdi ?

    ResponderExcluir
  3. . Meu email
    mcfrigo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Que alma caridosa é vc, Lina.

    Acabei de receber o livro, em minha casa. Depois que eu e meu pai lermos o livro, passarei ele pra frente como deve ser feito.

    Novamente, muitíssimo obrigado por tudo!

    Junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tenho interesse no livro!

      Excluir
    2. Amora boa tarde!

      Eu passei para o Milton (email acima @hotmail). Entre em contato com ele, depois de ler ele pode te repassar e continuaremos assim uma corrente de leitura ;)

      Excluir
    3. tenho interesse em ler o livro, só achei o pdf, porém o pfd tem falhas, gostaria de ler o livro fisico, se alguem puder scanear mais legivel ou vender o livro me coloca disposição para comprar soares.justo@hotmal.com

      Excluir
    4. Tati,
      Escreva no meu e-mail, 'xlaxarla@bol.com.br', enviei um e-mail para você, mas ele retornou. Por favor, entre em contato, posso, talvez, lhe ajudar...

      Excluir
  5. Também gostaria de comprar um exemplar ou de receber um PDF bem digitalizado. neno@infonet.com.br

    ResponderExcluir