27 de janeiro de 2014

Aleluia, a Cigana

Imagem  retirada  da  Internet,  pois  a  Edição 
da  qual  realizei  a  leitura foi perdida, quando
da Reencadernação do exemplar.

Aleluia, A Cigana
Gilda Abreu (1904-1979). São Paulo. Cupolo. 315 páginas. 

Sinopse / Ponderação:
Uma delícia esse livro. Gostoso. trouxe-me lembranças gostosas da linguagem simples e oral das pessoas simples.
Narrado na terceira pessoa como uma testemunha ocular dos fatos. Na verdade, um autor é uma testemunha ocular da história. Com descrições minuciosas, as quais foram esquecidas pelos autores deste século. Ou já não há mais cenários para serem descritos? Apresenta o preconceito em relação ao mundo do artístico/teatral pela sociedade.
Aleluia, A Cigana conta a história de Mariana, a Naná, loira de olhos verdes, filha de Marcos e irmã de Álvaro. Haydée e Sérgio, rapaz pobre. A partir de 1918, quando nossos jovens assumem o que realmente desejam, a mão misteriosa do destino os separa, para reencontrarem anos mais tarde.
Álvaro casa-se com Haydée e ambos são amaldiçoados por Marcos, enquanto isso, Mariana e Sérgio alimentam o amor a distância, até, novamente, Marcos interferir na vida deles. Mariana acaba por ceder aos encantos de Augusto. Desta união nasce Mário.
Outra mão misteriosa é vista, pois na mesma hora e dia do casamento de Sérgio com a filha do Dr. Santos, Augusto morre, deixando Mariana só.
Enquanto a vida continua, Naná vai ate Álvaro, que já estava a beira da morte e entrega Iris aos cuidados da irmã. Iris é quase assassinada por Marcos, este por sua vez, revela o porque do ódio por Haydée, mãe de Iris e amiga de infância de Naná.
Determinada noite, Naná e Sérgio reencontram-se. O amor ainda há entre eles, mas não podem ficar juntos. Sérgio a pedido dela, passa a ser tutor de Mário, enquanto está fora do país.
No regresso, Naná toma conhecimento da profissão do filho, o famoso artista Roberto Alves. A mãe resolve fazê-lo casar com Iris, mas a jovem diz não, fugindo com um grupo de ciganos.
Iris/Aleluia e Mário/Roberto Alves nutrem amor e ódio um pelo outro sem realmente conhecerem a verdade. Mais uma mão misteriosa, que atende pelo nome de Bela, disposta a tudo para  se casar com Mário, interferindo entre Roberto e Aleluia, já apaixonados, mas cada um não quer dar o braço  torcer.
Roberto escreve uma peça com temas da vida cigana, mas na noite da estréia, ocorre um fato, mudando o rumo da vida de todas as personagens.




Pedido:
Nadja, por favor entre em contato comigo através do e-mail - xlaxarla@bol.com.br. É algo de que você vai gostar.





7 comentários:

  1. Lina, eu encontrei musica sobre a Aleluia no You Tube - https://www.youtube.com/watch?v=onJQ23Pvsis

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela sinopsis...eu ando procurando o mesmo livro para comprar, mais nao tem jeito, eu moro nos EEUU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja,

      Esse livro é uma publicação antiga, Não prometo encontrar um para você, vou tentar em um sebo. Aliás foi em um sebo que encontrei esse livro, em um passeio que fiz a uma pequena cidade do interior do Rio de Janeiro. Você aguardaria?

      Excluir
    2. Eu tenho esse livro,muito bom , estou lendo
      Estou no início dele ainda.

      Excluir
  3. Nadja,
    Por favor , entre em contato... comigo....
    Preciso de seu e-mail

    ResponderExcluir
  4. Que barbarudade...eu ja Tonga esquecido! De repente me due pro Lugar. Desculpe!!! Email nadjamyro@yahoo.com

    ResponderExcluir