29 de março de 2021

Projeto Gemini

Projeto Gemini
Gemini Man The official movie novelization. Titan Books. Trad. Jana Bianchi. São Paulo. Excelsior. 2019. 272 páginas.

Sinopse:
Henry Brogan é um assassino de elite e vira alvo de um agente misterioso que, aparentemente, é capaz de prever todos os seus movimentos. Para seu horror, logo descobre que o homem que está tentando matá-lo é uma versão clonada dele mesmo — mais nova e mais veloz. Agora, em meio a uma caçada internacional, Brogan deve confrontar seu passado, suas escolhas e ele mesmo se planeja sobreviver em um dos thrillers de ficção cientifica e ação mais inovadores dos últimos tempos.

Ponderação:
Romantizar um filme ou transformar um roteiro em uma obra literária? Basicamente, consiste na clonagem humana, utilizada, pelo menos é a visão do insano Verris, para o bem com tratamento da maldade: o mal para preservar o bem. Ele se acha um Deus.
Agentes secretos são mais inteligentes que Brogan, principalmente, na perseguição narrada no capítulo 11, virou uma idiotice. Na real, um teria liquidado o outro, não importa o teor idade, neste caso o da sobrevivência venceria. O capítulo 18 esclarece tudo. Hora da reveladora verdade. Voltando ao início, o primeiro capítulo foi bem lúcido, dar um compacto da história da Guerra Fria entre os gigantes: - EUA e URSS. De forma, em continuação.  
Vale a pena dizer, nossos tradutores poderiam ser  mais cuidadosos na questão do uso frequente de 'palavrões' e outras palavras em texto impresso, voltamos a repetir o que soa bem em um idioma, pode  e sim ocorre não soar bem em português, prejudicando o processo de leitura. Essas  palavras não enriquecem o vocabulário e, sim, empobrece. Parece-nos a falta de um bom dicionário ao lado do tradutor. E, porque não, do autor. As Oficinas de redação criativas não estão orientando corretamente os estudantes na hora de redigir uma boa história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário