26 de maio de 2019

Todo Mundo vê Formigas

Todo mundo vê formigas: todo mundo tem algo a dizer
Everybody sees the ants. Amy Sarig King. Trad. Marcello Salles. Belo Horizonte. Gutenberg. 2016. 238 páginas.

Sinopse:
A 1ª coisa que você precisa saber é que tudo o que eu fiz foi uma pergunta idiota. A 2ª coisa que você precisa saber é que essa pergunta idiota me trouxe muitos problemas com Nader McMillan, o cara que faz bullying comigo desde que eu tinha 7 anos. E uma semana atrás ele pegou bem pesado comigo. Foi aí que eu comecei a ver formigas. A 3ª coisa que você precisa saber é que meu avô Harry desapareceu durante a Guerra do Vietnã e nunca foi encontrado. Então, todas as noites, eu tento resgatá-lo da sua prisão na selva em meus sonhos. Mas nunca consigo. A 4ª coisa que você precisa saber é que minha mãe é uma lula e meu pai, uma tartaruga. Ela tenta afogar os seus problemas nadando o dia todo em uma piscina pública, e ele nunca está por perto e desaparece dentro da casca no primeiro sinal de confronto. Então, se juntarmos Nader McMillan, a minha pergunta idiota, vovô, e tudo o mais na minha vida, somos só eu e as formigas. A grande sacada de Todo mundo vê formigas é que ele vai ajudá-lo a entender que as pessoas que parecem muito diferentes de você, na verdade são muito parecidas.

Ponderação:
Nader McMillan consiste num personagem que possui personalidade psicótica doentia. Sente prazer em torturar pessoas, aquelas ousadas em contraria-lo. A maioria das pessoas sabem de suas ações maléficas, mas nada contribuem para frear-lo. Isso fica evidenciado pelos dois, personagens adultos, em defini-lo como 'covarde'.
Os Linderman vivem numa espécie de limbo. Vivem a sombra da Guerra do Vietnã. Quando uma tarefa escolar é solicitada e o tema proposto no qual seria abordado, provoca uma tempestade. Eles não sabem como lidar com a situação. 
A nossa leitura não se pode mencionar que seja bullying, a coisa toda começou aos 7 anos, portanto está mais para maldade pura e simples do que bullying. Os pais, de um e do outro, tiveram suas parcelas de culpa, principalmente o pai de Nader, que não impôs limites ao filho.
Aqui, é uma ficção inspirada na realidade de muitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário