13 de agosto de 2016

Beethoven

Beethoven
Eduardo Rincón. Trad. Eliana Rocha. São Paulo. Publifolha. 2005. 59 páginas. {Coleção Folha de Música Clássica, vols. 3 e 25}

Ludwig Van Beethoven (1770-1827)
Sérgio Molina. São Paulo. Mediafashion. 2014. 48 páginas. {Coleção Folha, Mestres da Música Classica, vol. 1}

Sinopse / Ponderação:
Voltando a falar, mais um pouco,  da questão "Coleções", que foi o tema da postagem de 29/09/2014. Posteriormente, em 31/01/2015 com Vivaldi.
Na primeira, dava uma geral. Na segunda, mencionava que os dados biográficos não continham muita diferença entre as publicações; o mesmo ocorrendo com os livros de hoje, Beethoven.
Continuando, lendo atentamente, percebe-se a constante questão dos instrumentistas, isto é - a valorização da Orquestração, no primeiro e segundo caso para Royal Philharmonic Orchestra, a patrocinadora original da coleção.
A terceira é de Deutsche Grammophon, com texto de um jornalista especializado em música clássica. Sendo esse volume um pouco mais didático, pois apresenta um glossário de termos característicos das composições clássicas, deixando-nos, muitas vezes, perdidos. Resta uma indagação: para qual público é destinado esse tipo de obra?   Parece-me uma continuação de textos acadêmicos patrocinados e ganharam publicações pseudo refinadas para maior ganho do autor do texto. Continuo na busca de uma definição.





Nenhum comentário:

Postar um comentário