19 de maio de 2014

Dicionário de Propaganda e Jornalismo

Dicionário de Propaganda e Jornalismo
Mário Erbolato (1919). Campinas. Papirus. 1985. 344 páginas.

Sinopse:
O grande incremento da comunicação de massa é experimentado ao se fomentar o desenvolvimento da informação, com o consequente avanço tecnológico dos novos recursos de comunicação. Esta expansão aumenta o público, as fontes e os recursos de informação e entretenimento.
O jornalismo e a propaganda são dois dos mais importantes setores da comunicação social que capitalizam o interesse de uma vasta e heterogênea audiência, exigindo uma obra que facilite penetrar nos meandros do linguajar técnico-profissional empregado nessas áreas. 
Apresenta Legislação, Termos técnicos e definições de cargo e funções, abrangendo as atividades das agências de Propaganda e Jornalismo Impresso, Radiofônico e de Televisão.

Ponderação:
Estava em dúvida! Parece-me estranho encontrar jovens jornalistas e estudantes que desconhecem alguns autores de livros sobre a profissão de Jornalista. Confesso que preocupou-me essa questão. Quando iniciei esse blog, decidi ao mencionar o autor ou autores, colocar a informação fechada de vida ou não, melhor explicando, como os livros lidos por mim são de edições anteriores, na sua maioria, ao ano de 2000, sendo muitos dos escritores já falecidos (1900-1999). Estou só mencionando o fato de o escritor já não está entre nós, mas sua obra permanece assim como as primeiras edições. Aqui, cabe uma informação, a sua busca na Rede 'Internet' configura algo que falho, pois não estou encontrando informações a respeito da pessoa Mário L. Erbolato além do que já tenho conhecimento. Dados não tão profissionais. Como ele nasceu em 1919, resta uma hipótese de não está contribuindo com o desenvolvimento da teoria da comunicação no setor de jornalismo, mas sua obra permanece.
O Dicionário possui alguns trechos desatualizados e àqueles 'Símbolos para revisão de provas' serão ainda utilizados com o advento do computador e da editoração eletrônica/computadorizada?



Nenhum comentário:

Postar um comentário