10 de janeiro de 2021

O sonho dos Heróis

O Sonho dos Heróis
El Sueno de los Heroes. Adolfo Bioy Cesares (1914 - 1999). Trad. Josely Vianna Baptista. Rio de Janeiro. Globo/TAG. 2019. 2ª ed. 208 páginas.

Sinopse:
Em 1927, o jovem Emilio Fauna ganha uma aposta e decide gastar todo o dinheiro com os amigos em um alucinante Carnaval portenho. Ao perceber que pouco se recorda do que aconteceu na noite anterior, o personagem fica refém da sua obsessão por descobrir a verdade sobre os acontecimentos e as pessoas presentes, mas, sobretudo: quem é aquela mulher misteriosa com quem dançou no baile de máscaras?

Ponderação:
A história tem inicio no Carnaval de 1927, portanto há 93 anos. O mundo estava imerso na dura recuperação do que fora a 1ª Guerra Mundial e  da Gripe Espanhola; a instabilidade política em vários países. Esse clima de positiva/negatividade produz ansiedade. E, a tal da ansiedade percorre todos os movimentos culturais, realizando um raio X da sociedade. Não foi fácil realizar a leitura, Emilio Gauna vive uma espécie de 'sonho de uma noite de verão' - perde algo que vislumbrou em uma noite de euforia e cansaço extremo (farra e bebidas), algo que lhe pareceu uma verdadeira revelação. E tudo revelou-se Nada. Vazio. Ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário