24 de junho de 2019

Etty Fraser

Etty Fraser: Virada pra Lua
Vilmar Ledesma. São Paulo. Imprensa Oficial/Cultura. 2004. 232 páginas no formato digital. {Coleção Aplauso}

Sinopse:
Parece uma pessoa da nossa família. Uma tia ou parente sempre alegre, simpática, sorridente, às vezes com uma gargalhada irresistível. Mas Etty Fraser é também uma grande atriz. São 45 anos de carreira. De "A Incubadeira" (1959) à "A Importância de ser Fiel" (2002), ela participou de 25 peças. Muitas marcaram época, como " Os Pequenos Burgueses" e "O Rei da Vela", do Grupo Oficina, do qual foi uma das fundadoras, ao lado de Zé Celso Martinez Corrêa e Renato Borghi.
Na televisão, desde o final dos anos 60, participou de várias novelas da TV Tupi ("Nino, o Italianinho", "Simplesmente Maria", "O Machão", "Vitória Bonelli") e apresentou, por oito anos, um popular programa de culinária ("Boca do Forno", que depois virou "À Moda da Casa"). Na Globo, estreou com "Torre de Babel" (1998) e esteve, recentemente, na minissérie "Um só Coração". No cinema, participou de mais de 10 filmes, mas nenhum a entusiasmou tanto quanto "Durval Discos", que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Recife.
Esta também é uma história de amor. Foi nos ensaios de "A Vida Impressa em Dólar" que começou a namorar o colega Chico Martins e casou, no começo de 1962. Etty e Chico viveram juntos por 41 anos e "nunca fomos dormir brigados, tristes um com o outro".

Ponderação:
Conhecer um pouco da vivência de pessoas que viveram uma História, talvez o termo correto seria, partilharam de um momento histórico, que só temos os ditos nos livros didáticos e de alguns historiadores. De repente, o trabalho de grande lutadores culturais é interrompido, mas fica o legado graças o desenvolvimento tecnológico, podemos ver e rever, ler e reler a atuação de cada um desses lutadores expandindo os valores do produto de sua arte. 
Essa postagem, não era para ser da forma apresentada, mas há muita tristeza no ar. Quando essa Coleção foi lançada, disse a mim mesma que leria todos os seus volumes, e formaria meu próprio livro/ensaio sobre a história cultural do teatro, cinema e música do país. Porém, os eventos cotidianos da vida, afastaram tal pretensão. Decididamente, encontrei o meu desejado com o avanço da vida digital e todo o processo de digitalização de documentos, vindo a luz de quem, realmente, quer conhecimento e sabedoria.
A vida continua, novos tropeços e novas notícias não tão felizes, preferir dizer impactantes. A atriz Etty Fraser faleceu em 31/12/2018, aos 84 anos. E Rubens Ewald Filho, após sofrer uma queda, enquanto utilizava uma escada rolante, também coordenador geral da Coleção Aplauso  vem a falecer no dia 19/06/2019, Dia Nacional do Cinema. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário