14 de julho de 2018

Tempo de Migrar para o Norte

Tempo de Migrar para o Norte
Mawsim al-hijra ila al-shamal. Tayeb Salih (1929 - 2009). Trad. Safa Abou-Chahla Jubran. São Paulo. Planeta do Brasil/TAG. 2018. 2ª ed. 176 páginas.



Sinopse:

Neste romance conta-se a história das viagens e visões de Mustafa Said que se encontra dividido entre dois continentes. Mustafa Said é órfão de pai e quando jovem abandona a mãe e parte para Londres onde se destaca profissionalmente. Mas a visão dos britânicos sobre o continente africano e sua própria condição de expatriado são motivos que causam revolta e decepção em Mustafa.



Ponderação:
Na página 6, da presente edição, ainda no primeiro parágrafo, o autor menciona o vento que sopram as palmeiras. Imediatamente, viajei ao poema "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias! A palmeira representa a saudade da terra natal. Aqui termina a similitude da coincidência de dois autores distantes de sua pátria. A narrativa é um contraponto existente na assimilação da cultura colonizada com a cultura local, qual deve prevalecer? Sensualismo pertinente na construção da história do passado com o presente. Uma dose alta de preconceito, mais por parte da personagem Said.


Nenhum comentário:

Postar um comentário