15 de setembro de 2017

Uns e Outros

Uns e Outros: Contos Espelhados
Org.: Helena Terra e Luiz Ruffato. Vários autores. Porto Alegre. Dublinense, 2017. 272 páginas.

Sinopse:
A ideia do livro foi que dez autores lusófonos escolhessem um conto cada, de um autor considerado clássico, para servir de inspiração para uma releitura original. Desta forma, o debate vai girar em torno das influências literárias, do processo de recriação de obras clássicas e dos efeitos do espelhamento resultante dessa experiência.

Ponderação:
Pare! Quero descer! Todas as vezes que deparo com coletânea de contos, exaspero-me! Sempre nestas, ditas, coletâneas há pelo menos um conto que em algum momento desta estrada, já tenha lido. Neste volume, também, dois já lidos. Um deles foi citado no livro A Camélia Branca – 1882 de Nelson Câmara, aqui no blog, em 27/12/2013.
Ok! temos, aqui, 20 contos, dez são originais e clássicos e dez são suas versões atualizadas do tema de cada clássico. Considerei interessante a perspectiva do "conto espelho", ser a visão de um determinado ponto/personagem ser a narrativa ao contrário do original. Bem claro em; O fim de algo de  Ernest Hemingway e Inicio de Alguma coisa de Luiz Antonio de Assis Brasil; O desastre de Sofia e Simplício. Já em Teoria do Medalhão e O Futuro Político denigre a profissão de Advogado nas entrelinhas, mostrando que só fazem esse curso, quem deseja, somente, ser político e nada mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário