12 de outubro de 2016

Os imigrantes lituanos

Os imigrantes lituanos em São Paulo (Brasil): O início 1880-1931
Jonas Jakatanvisky (25-07-1931 * 07-10-2016). São Paulo. All Print Editora. 2006. 302 páginas.

Sinopse / Ponderação:
Poxa, a vida é engraçada mesmo! Estava relutando em colocar esse livro, simplesmente por não ser, digamos propriamente, uma leitura normal. Agora, me vejo na obrigação de fazer uma homenagem, pois foi o autor a me proporcionar um conhecimento, até então desconhecido de mim mesma e que vem de encontro a tudo que buscava saber.
Obrigada, Jonas Jakatanvisky por seu conhecimento e pela oportunidade de uma breve convivência.
Transcrevo o prefácio por mim assinado.

"Quando fui convidada para prefaciar este livro, senti-me profundamente honrada, pois sou descendente de lituanos e há tempos venho buscando conhecer melhor a cultura desse povo.
Quando os primeiros lituanos fincaram suas raízes em terras brasileiras, jamais imaginaram que essas raízes se transformariam, mais tarde, em uma árvore frondosa cujos frutos perpetuariam sua existência.
Através da leitura de "Os imigrantes lituanos em São Paulo", você, amigo leitor, fará uma viagem pela história dos imigrantes lituanos em São Paulo, desde o início do século 20. Descobrirá por que nós, seus descendentes, fazemos questão de divulgar e preservar a fé e os costumes de nossos antepassados, buscando o respeito de outras etnias e um convívio pacífico entre todos.
Neste livro, Jonas Jakatanvisky vem buscar justamente isso: resgatar as tradições lituanas e torná-las presentes no cotidiano das pessoas."




Nenhum comentário:

Postar um comentário