25 de dezembro de 2015

Guia dos Curiosos

O Guia  dos Curiosos
Marcelo Duarte. São Paulo. Panda Books. 2005. Edição digital

Sinopse:
A escritora Rosana Herman resumiu a importância de O Guia dos Curiosos: "É uma enciclopédia de um volume só, uma viagem rápida ao alcance da mão, uma diversão, um oráculo. Abrindo-o aleatoriamente em qualquer página pode servir de fonte divinatória para guiar nosso dia. Na cabeceira, proporciona a inspiração necessária para criar sonhos. Sim, querido leitor, nossa curiosidade ilimitada para sempre exigirá ser saciada e o autor, como Sísifo, está condenado a sua missão de oferecer de novo e de novo e de novo, mais e mais explicações para nossas inquietações e questionamentos".

Ponderação:
Estou me perguntando qual edição, Rosana Herman, viu para mencionar o texto utilizado como sinopse. Então: Como estou aprendendo a lidar com a leitura na modalidade digital e, também, vem proporcionando aquisição de livros desejáveis, impossibilitados na versão física dos mesmos. Tenho tido oportunidade da descoberta de pequenas pérolas. Neste quesito, deparei-me com O Guia  dos Curiosos. Aqui, abro um parênteses: (Quando estava cursando a faculdade, lembro-me, alguém traçou comentário a esse tipo de livro - guia/almanaque - ou melhor dito, publicação. Sendo a resposta: - Isso é cultura inútil. Não se aprende nada! Só serve para promover alguém que queira aparecer e dizer-se especialista).
Bem, a verdade é: os chamados guias e/ou almanaques possuem, sim, sua utilidade, conforme a visão do leitor. O presente guia esclarece muito a respeito dos fenômenos do cotidiano, pelo quais enfrentamos um certo desconhecimento de seus conceitos básicos. Lembrou-me de muitas orientações dos bancos escolares em matéria como biologia, ciências ou matemática. Possui uma diagramação caótica e confusa. Algumas repetições. Necessita de uma revisão temática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário