16 de novembro de 2015

O Livro dos Vilões

O Livro dos Vilões
Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund, Carina Rissi, Fábio yabu. Trad. Ryta Vinagre. Rio de Janeiro. Record. 2014. 223 páginas digitais. (EB)

Sinopse:
Pessoas boazinhas são tão chatas. Não há nada melhor do que um bom vilão. Sei do que estou falando. Também tenho meus momentos de maldade, vocês me conhecem bem...
Por isso mesmo estou certa de que vão se divertir muito com este livro: Irmãs que amam sapatos e odeiam a meia-irmã - muito natural, é claro; uma madrasta hilária viciada num app para iPad e em experiências com venenos, huahuahua; um bruxa que me lembrou muito dos tempos do colégio; e um lobo com crise de consciência... vai entender!

Ponderação:
A edição em português possui ilustrações de Rafael Nobre, não posso dizer se é a mesma na edição original, no caso dos contos de Cecily e Diana. São quatro contos: "#Stepsistes - Sobre sapatos e slefies"; "Menina Veneno"; "Quanto mais afiado o espinho" e "A Menina e o lobo".
Vejamos, Como é classificado um para faixas etárias? Porque encontrei esse livro, em vários sites de venda na internet, com a classificação 'Infantil' ou 'Infanto-Juvenil'. Visto, no meu entender de leitora, não tem nada de infantil, pode-se, sim ser para jovem leitores, isto é acima dos dezoito anos, ou aqueles que possuem uma atividade intelectual/leitura precoce. Se os contos de fada serviram para moldar a sociedade para o lado bom. Os vilões eram vistos como a negatividade da humanidade. Infelizmente, as  ações, tidas como más, são sua maioria, mas são barradas por ações legais e jurídicas. O lado dos vilões, aqui, reflete a modernidade e todos os demais aspectos a ela impostos ou derivados.
Em suma: os contos vão da superficialidade ao narcisismo, do bullyng e hipocrisia ao sentimento humanitário. Releitura um pouco complexa dos clássicos contos de nossa infância.



Nenhum comentário:

Postar um comentário