23 de maio de 2015

O Livro de Ouro das Flores

O Livro de Ouro das Flores
Cecília Beatriz L. da Veiga Soares. Rio de Janeiro. Ediouro. 2002. 271 páginas.

Sinopse:
O Livro de Ouro das Flores representa um trabalho de extrema importância, um verdadeiro tratado sobre o assunto, que interessa, não só a estudiosos, mas, também ao público em geral, pela versatilidade do seu conteúdo.
A obra, elaborada com dedicação e competência, oferece ao leitor um histórico completo sobre as flores do mundo inteiro: nomes científicos e vulgares, origens, fatos históricos e sociais que as envolvem, formas de cultivo, incluindo lendas, crendices, músicas, poemas e qualidades terapêuticas. Assim, flores como o cravo, a rosa, o manacá, a íris, o edelvais, recebem um tratamento especial, tornando-as mais significativas para o leitor que se entusiasma com a transparência e leveza dos textos.
Considero-o, também, um valioso instrumento de pesquisa para os que se dedicam à botânica, à floricultura e, até mesmo, à jardinagem.
O tratamento poético dado a determinadas espécies enriquece a obra, oferecendo-lhe um toque romântico, pleno de criatividade. 

Ponderação:
Essa obra de não ficção consiste num manual, mas depois de ler continuarei a ter, uma certa, dificuldade no reconhecimento de flores! Vai continuar naquele esquema familiar, onde um determinado ente querido gostar de determinada flor - essa flor, seu avô adorava - e verdade, acontece com várias das "amarílis". Vai um exemplo:


Fotografia de 08.03.2015, no pátio da
Igreja de São José em Vila Zelina,
São Paulo, Brasil


Fotografia tirada em 24/05/2015, Eu e Mamãe, quando
estava exibindo os meus recém conhecimentos sobre as
flores depois da leitura do livro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário