31 de maio de 2015

A Caldeira do Diabo

A Caldeira do Diabo
Grace Metalious. São Paulo. Nova Cultural. 1986. 414 páginas.

Sinopse:
Uma jovem e bonita viúva esconde um passado comprometedor. Sua filha, sensível e rebelde, procura aceitar e compreender as pessoas. Um milionário é capaz de tudo para manter seu domínio e esconder os desmandos de seu único filho. Um médico rude mas bondoso se envolve num caso de aborto clandestino. Uma jovem carente e solitária é cobiçada pelo padrasto, um bêbado cruel. São vidas que se entrecruzam num ambiente marcado pela rigidez moral e abalado pela tragédia.

Ponderação:
Os filmes baseados em romances são um terror para mim. Sempre fica faltando algo para entender. Esse livro foi um dos vários, se não for o primeiro. Sofreu uma forte censura nos EUA, quando de seu lançamento. Relata a respeito da hipocrisia de uma pequena cidade interiorana da Nova Inglaterra, onde os seus, amados, habitantes jogam para debaixo do tapete segredos como adultério, estupro e suicídio.
Narrada por Allison Mackenzie que vive com sua mãe Constance. Seus melhores amigos são o Norman e a Selena. A história começa com boatos de que Norman e Allison estão nadando nus no riacho. Depois de brigar com sua mãe, Allison vai embora para Nova Iorque, voltando um ano depois, quando Selena confessa um crime e acaba indo a julgamento.
As histórias dos moradores se misturam. Percebe-se que a máscara de bom cidadão é fachada e todos tem segredos para esconder.




Nenhum comentário:

Postar um comentário