26 de fevereiro de 2015

Aracy Balabanian

Aracy Balabanian: Nunca Fui Anjo
Tânia Carvalho. São Paulo.  Imprensa Oficial. 2005. 224 páginas. {Coleção Aplauso}

Sinopse:
Extraordinária atriz e mulher, Aracy confessa seus mais íntimos segredos neste livro que mostra a grandeza da sua vida. Há coisas, relatos, segredos revelados aqui que você jamais imaginaria virem de Aracy. Protagonista maior do teatro e da televisão (nesta, uma figura histórica por seus desempenhos).
Consagrada como grande atriz já ao se formar na EAD (a Escola de Arte Dramática da USP), Aracy Balabanian confirmou a promessa numa longa e bem-sucedida carreira no teatro e na televisão, com mais de 40 anos de sucessos. Principalmente em telenovelas (como as antológicas A Fábrica, Nino, o Italianinho e Antonio Maria, na TV Tupi) e lendários programas infantis (quem esquece da Vila Sésamo, na TV Cultura?).
Um êxito que prossegue depois de sua associação com a Rede Globo, onde teve participações memoráveis em novelas como O Casarão, Locomotivas e Rainha da Sucata, entre tantas outras, e também em programas humorísticos como o Sai de Baixo.
Ponderação:
Devo confessar, adoro ler biografias! Elas nos permite viver em épocas diferentes da nossa, mas também, vivenciar a contemporaneidade, como nesta "Nunca fui Anjo". Lembro-me de sua participação no programa "Vila Sésamo". A inesquecível D. Armênia de "Rainha da Sucata" e "Deus nos Acuda".
Porém, essa contemporaneidade, fez-me identificar na questão dos rótulos e fator descendência de imigrantes. Muito do que ela comentou do linguajar armênio, há em outras etnias na tentativa de compreensão do nosso português, não é tão cômico e, as vezes, sai-se para a briga mesmo.
A respeito da Coleção Aplauso, já tinha conhecimento, através de outro livro da coleção, Lembranças de Hollywood, já mencionado. Vou tentar ler a coleção toda. Ela faz bem ao mundo histórico e contemporâneo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário