29 de novembro de 2014

Canaã

Canaã
Graça Aranha (1868-1931). Aguiar Editora. 1974. 224 páginas.

Sinopse:
Numa pequena colonia alemã do Espirito Santo, Milkau e Lentz vivem o desafio de construir uma nova vida em terra estrangeira. Canaã retrata a saga dos imigrantes europeus no Brasil no início do século e seu sonho de encontrar a "terra prometida". Mostrando o confronto entre visões de munto antagônicas e a violência dos preconceitos raciais, é uma obra fundamental para a compreensão da cultura brasileira.

Ponderação:
Epa! Precisou mais de trinta anos para que eu pudesse entender esse clássico. O autor analisa aspectos da sociedade brasileira com uma precisão surpreendente. As informações encontram-se nas entrelinhas. Ao compartilhar com nós, leitores, cenários panorâmicos através de suas descrições minuciosas, mas seus diálogos inteligentes e muito bem elaborados fazem com que as ideologias da época – patrióticas ou não – sejam delicadamente dissecadas de um ângulo diferente. 
Assim, patriotismo cego, muito destruiu, e é chegada a hora de nos considerarmos uma única espécie, por que tampouco importa a origem, somos todos seres humanos e parte de uma única nação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário