21 de julho de 2021

O Segredo de Rose Gold

O Segredo de Rose Gold 
The Recovery of Rose Gold. Stephanie Wrobel. Trad. Ryta Vinagre. Campinas. Verus. 2020. 308 páginas. 

Sinopse:
As mães nunca esquecem. As filhas nunca perdoam. Em O segredo de Rose Gold, por dezoito anos, Rose Gold Watts acreditou estar seriamente doente. Era alérgica a tudo e vivia em hospitais. Chegou a pensar que precisasse mesmo da sonda gástrica, das cirurgias, da cadeira de rodas... Os vizinhos faziam o possível para ajudar, mas, não importava por quantos médicos a menina passasse, quantos exames ou cirurgias realizasse, ninguém sabia o que havia de errado com ela. Acontece que a mãe dela, Patty Watts, é uma ótima mentirosa. E, após cinco anos na prisão, ela está finalmente livre. Tudo o que Patty quer é deixar as mágoas para trás, fazer as pazes com a filha - que testemunhou contra ela - e cuidar do neto. Assim, quando Rose Gold concorda que Patty vá morar com ela, parece que o relacionamento entre mãe e filha está, de fato, caminhando para a reconciliação. Mas Rose Gold conhece a mãe. Patty sempre acerta suas contas. Só que, infelizmente para ela, Rose Gold não é mais sua filhinha querida... e estava apenas aguardando que a mãe voltasse para casa.

Ponderação:
O enredo trabalha com temas impactantes: relacionamento familiar - mãe e filha -  filha e pai com a família só paterna; mãe com característica super e híper protetora; amizade - social/vizinhos e online; preconceito; falsidade; relação médica - não competência para elucidar e denunciar mãe pela não existência de nenhuma patologia; mentiras. Descobertas e recomeço.
Mas! um thriller no qual a graça está em descobrir a veracidade de saber a capacidade de mãe e filha serem mais maquiavélica e manipuladora uma com a outra. Na altura dos  capítulos 19 e 21 temos a sensação de a mãe ser vitoriosa. No entanto, o último capítulo surpreende e deixa-nos com algumas possibilidades...



Nenhum comentário:

Postar um comentário