20 de novembro de 2020

O Segredo da Livraria de Paris

O Segredo da Livraria de Paris
The Paris Secret. Lily Graham. Trad. Elisa Nazarian. São Paulo. Gutenberg. 2020. 206 páginas.

Sinopse:
Valerie tinha três anos de idade quando foi levada de Paris para Londres, durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, aos vinte anos e sozinha no mundo, ela se candidata, com nome falso, a uma vaga de emprego na livraria do avô, Vincent Dupont. Ele é seu único parente vivo e a única pessoa que sabe o que realmente aconteceu com seus pais biológicos. À medida que passa a conhecer melhor o ranzinza e reservado Dupont, Valerie vai puxando o fio da própria história.
Mas essa história não se completa: qual seria o segredo devastador que Vincent estava disposto a tudo para esconder?
Esta é uma comovente história de amor, medo e coragem em tempos de guerra. O Segredo da livraria de Paris vai levar você para essa icônica cidade dos anos 1940 e 1960. Você vai chorar de emoção, vai rir, se admirar e perder o fôlego em diversos momentos dessa leitura impossível de ser interrompida.

Ponderação:
Uma pequena livraria sobrevive em meio ao horror da ocupação de Paris pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. O pano de fundo para a história de sobrevivência e de amor aos livros e das pessoas que eram protetoras de alguns livros. Uma história que mostra até onde vai a persistência e desagrado ao regime imposto aos cidadãos. Vicent Dupont possui humor ácido e é crítico, potencialmente, inverso aos críticos em obras literárias e seus autores durante os anos 1950 e 1960. Extremamente solitário até conhecer Valerie. Ambos possuem segredos. Segredos envoltos na névoa da ocupação e defesa de Paris durante a guerra. É hilária a discussão de ambos referentes a obras e autores. Com o tempo, os segredos são revelados e aceitos como verdade. Era essa verdade necessária em ser dita, no caso avô e neta. Ela imaginou que ele a odiava, mas, justo o contrário! Para protegê-la do preconceito reinante contra filhos de francesas com soldados nazistas (e, até, aliados), mandou-a para a Inglaterra. Ela descobre por fim, a verdade sobre sua mãe e as razões do amor proibido. O resultado da guerra é a existência eterna de vítimas; não há perdedores e ganhadores. Assim sendo, no mundo há milhares de Valerie e Vicent, em qualquer grau de parentesco e  amizade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário