28 de dezembro de 2016

A vida peculiar de um Carteiro

A vida peculiar de um carteiro solitário
The peculiar life of a lonely postaman. Denis Thériault. Trad. Daniela P. B. Dias. Rio de Janeiro. Casa da Palavra. 114 páginas no formato digital.

Sinopse:
Cartas, poesia e um amor inesquecível. Bilodo vive a tranquila vida de um carteiro sem muitos amigos nem grandes emoções. Completa diariamente seu percurso de entrega e retorna sempre à solidão de seu pequeno apartamento em Montreal. Mas ele encontrou uma excêntrica maneira de fugir dessa rotina: aprendeu a abrir as correspondências alheias sem deixar rastros e passou a ler as cartas pessoais com as quais se depara. E foi assim que ele descobriu o primeiro grande amor de sua vida: a jovem professora Ségolène, que mantém uma misteriosa correspondência com o poeta Gaston, composta somente por haicais. Instigado pela elegância e simplicidade de seus versos, Bilodo se vê cada vez mais fascinado por essa forma de poesia. Mas quando é confrontado com a perspectiva de se ver privado das cartas de Ségolène, ele precisa tomar uma decisão que pode levá-lo mais longe do que podia imaginar. Talvez seja hora de compor seus próprios poemas de amor.

Ponderação:
Já estou pegando prática, enquanto estou postando vídeos, ler simultaneamente, pois o upload é demorado. Neste a leitura foi prazerosa e levou duas noites.
Tirando a parte negativa da narrativa, a questão penal e criminal, ética do carteiro, a história é deliciosa. O amor platônico por uma mulher em meios haicais e tankas, arte poética japonesa. Traçam rapidamente valores e conceitos estéticos desta arte milenar, mesmo sendo banais sua escrita, só para quem é apreciador, só para quem tem  o dom de redigir sabe de seu valor poético, direcionando à pessoa  específica. O carteiro Bilodo é a essência de uma pessoa que usa a ilusão para tornar a sua realidade mais cheia de vida e emoção! Seu final tem um pé na psicologia de Kafka.




Nenhum comentário:

Postar um comentário