23 de fevereiro de 2016

Nívea Maria

Nívea Maria: Uma atriz real
Mauro Alencar e Eliana Pace. São Paulo. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2008. 244 páginas. [Coleção Aplauso]

Sinopse:
Exemplo de Talento e profissionalismo, Nívea Maria é, com justiça, uma das maiores estrelas de nossa televisão.
Paulistana, ainda muito jovem foi trabalhar na TV Paulista, precursora da TV Globo; depois foi para a TV Excelsior e, finalmente, encontrou seu espaço na TV Globo, quando fez parceria com o marido Herval Rossano, numa série de sucessos inesquecíveis no horário das seis: A Moreninha, O Feijão e o Sonho; Maria, Maria; Dona Xepa.
Essa é apenas uma parte de uma longa carreira de muitos êxitos, em quase 50 trabalhos. Dentre eles, Desejo Proibido, O Profeta, América, Celebridade, sua premiada participação em A Casa das Setes Mulheres, O Clone, Explode Coração, Pedra sobre Pedra e Brega & Chique.
Com sinceridade e emoção, neste livro escrito em parceria por Eliana Pace e pelo Doutor em Telenovela Mauro Alencar, Nívea relembra seus bons e maus momentos, suas ousadias(como quando apareceu nua no teatro na peça Na Sauna, quebrando sua imagem de ingênua) discute suas técnicas de interpretação e como cria seus personagens.

Ponderação:
Se Leão Lobo pode ser seu fã número zero, posso ser sua fã número 1.000. Brincadeira a parte, não sou noveleira e, sim, leitora! visto que minhas diversas atividades e meu trânsito não são coincidentes com o horário da maioria das novelas de todas as emissoras. Não sou do tipo de alimentar-me na frente da telinha. Houve algumas que segui e até, fiquei viciada. Irei citar, aqui, só as que Nívea trabalhou: - Gabriela (1ª versão) e Dona Xepa; e a mini série Anos Dourados; - Gostei tanto da série, que tinha a fita VHS e, hoje, o DVd e a trilha sonora. No entanto sua história mostra-nos as transformações socioeconômico, cultural do país e do mundo. Quando ela fala da mãe, vejo minha avó materna, tentando ser minha mãe e as esposas de meus tios. Conhecimento dos bastidores de produção - como ela cria o personagem em  cima do que o autor e o diretor deseja. Dar uma aula de interpretação aos jovens que desejam seguir a carreira. E outros fatos humanos de vida igual a qualquer mortal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário