31 de outubro de 2024

Os Vulneráveis

Os Vulneráveis
The Vulnerables
Sigrid Nunez. Trad. Carla Fortino. São Paulo. Editora Instante. 2024. 175 páginas.

Sinopse:
"Os Vulneráveis" ​​oferece uma meditação sobre a nossa era contemporânea, enquanto uma narradora solitária pergunta o que significa estar viva neste momento complexo da história e considera como a nossa realidade presente afeta a forma como uma pessoa olha para o seu passado.
O humor, sem dúvida, é um refúgio inestimável. Igualmente vital é a conexão com outras pessoas, que aqui incluem um membro à deriva da Geração Z e um papagaio espirituoso chamado Eureka. "Os Vulneráveis" ​​revela o que acontece quando estranhos estão dispostos a abrir seus corações um para o outro e até que ponto mesmo pequenos atos de carinho podem ajudar a aliviar a angústia de outra pessoa. Numa busca de compreensão sobre alguns dos assuntos mais críticos do nosso tempo, o novo romance de Nunez é também uma investigação sobre a natureza e o propósito da própria escrita.

Ponderação:
Até que ponto não erámos vulneráveis, antes de março de 2020? 
Esse livro, realmente, me tocou pela verdade em cada parte. Uma mulher experiente e com história, um jovem, um papagaio. Um trio bem interessante quando se sabe que eles não possuem relação nenhuma entre si. No final, acreditamos que foi ótimo tudo ter acontecido como aconteceu. Gostamos do livro ter sido curtinho, também. Falou o que precisava falar.
Mas, o amor e conhecimento pela literatura deram um charme a mais a leitura. O fato da personagem principal ser escritora e ter um vasto conhecimento que gosta de compartilhar para todos que querem "ouvir" seus pensamentos, foi muitíssimo legal!