O Diário Roubado
Régine Deforges. São Paulo. Klick. 1998. 113 páginas. Coleção Super Títulos/Estadão.
Sinopse:
Em O Diário Roubado, Régine Deforges narra, em uma linguagem delicada, o desabrochar dos sentimentos e da sexualidade entre adolescentes. O cenário é uma cidadezinha do interior da França. Léone ama Mélie, sua amiga do colégio; mas também gosta de Jean-Claude, mas a situação fica difícil quando alguém rouba seu diário.
A autora consegue transmitir nessa história os intensos conflitos vividos pelos personagens, suas famílias e a própria sociedade.
Ponderação:
Léone foi considerada culpada e punida, porque fora educada e ensinada a amar a Liberdade. Entende-se por Liberdade tudo o que é desejo do ser humano. Mas não partilhava a liberdade com qualquer pessoa. Sim, ela compartilhada com o seu diário, que sua própria irmã proporcionou que fosse roubado. Todos na cidade atiram balas contra Léone, mas os verdadeiros ‘ladrões’ não foram punidos. Não houve punição a eles, porque eles desejavam ter a mesma Liberdade da garota. A Liberdade de cada um, dependendo do grau de entendimento intelectual da sociedade, pode tornar um crime imperdoável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário