Não lembro da capa e do ano da edição que li. Mas sei que era uma edição de bolso. |
O Morro dos Ventos Uivantes
Emily Brontë.
Sinopse:
Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.
Ponderação:
Quando li esse romance foi para aula de ‘Leitura/Literatura’ e tínhamos liberdade na escolha de títulos, da literatura mundial. Então, mamãe sugeriu esse livro, pois ela já havia lido, na época em que ela trabalhava. É bonito, para não exagerar – é maravilhoso. Quero, neste momento, transcrever uma análise, quizá não se tenha observado em nenhum momento <“Personagens que sempre admirei foram os sofridos Heathcliff e Catherine Earnshaw, em O Morro dos Ventos Uivantes. Criados juntos, viveram selvagens e livres até um dia se magoarem e se separarem. Quando Heathcliff retorna, sua amada estava casada. Eles prosseguem num relacionamento apaixonado e casto, desesperado e sem esperança, que mesmo a morte foi incapaz de interromper. É uma história trágica e bela, violenta ao extremo sem apresentar uma palavra rude ou cena de sexo. Pensar-se-ia que quem a escreveu deveria ter o espírito atormentado por um amor atravessado, não é mesmo? Quem escreveu O Morro dos Ventos Uivantes foi Emily Brontë, uma mulher solitária e sensível que morreu sem se casar.”>[i]
Citações em outras obras:
A título de curiosidade:
1 - Esse romance é a obsessão de Lennie Walker, personagem central em “O céu está em todo lugar” (The Sky is everywhere) de Jandy Nelson.
2 - Mais uma obsessão literária: - Nina O'Kelly personagem de "Loucamente apaixonada na Livraria dos Corações Solitários" (Crazy in Love at the Lonely Hearts Bookshop) de Annie Darling.
[i] Eddie Van Feu. Os Laços que nos Atam. Rio de Janeiro. Editora Modus. Página 66.
Nenhum comentário:
Postar um comentário