Imagem da Internet
Meu exemplar esta com capa dura,
mandei fazer nova.
|
Segredos do Coração
Gibran Khalil Gibran (1883-1931). Trad. Emil Farhat. Rio de Janeiro. Record. 1957. 4ª edição. 253 páginas.
Sinopse:
Neste livro, Kahlil Gibran trata das questões da alma e da afirmação dos valores morais sem deixar de lado o questionamento do poder opressivo das instituições corruptas. Escrito originalmente em árabe, Segredos do Coração faz parte da primeira fase literária do grande autor de O Profeta.
Ponderação:
Em 2012, tomei uma resolução que vinha acalentando há tempo - a de reler alguns livros - lidos e me haviam deixado impressionada ou o entendimento ficara para depois ou fora uma leitura salteada como deste livro.
Desde que fui apresentada a Gibran e a seus livros, nenhum deles foi leitura completa, porém a cada fragmento de sua obra, vem-me a mente, uma frase dita pelo jornalista, Alexandre Kadunc (1937-1989), em um de seus inúmeros programas na Rádio Bandeirantes, onde mencionava a infância do poeta e seus mestres: "- Aqueles pobres mestres não sabiam com quem estavam lidando... -" quando Gibran fazia uma pergunta em sala de aula, os professores não tinham como responder. E da expressão: - "Nada posso lhe ensinar, mas posso fazer desabrochar aquilo que traz dentro de si." - com base em um capítulo de O Profeta.
O autor empreende, aqui, uma busca da verdade na qual as questões da alma e a afirmação dos valores morais não estão deparadas do questionamento do poder que dominava seu país, então subjugado pelo império turco-otomano... Mesmo sendo escrito no final do século XIX e começo do XX, seu texto, atemporal, está, digamos, super atual. Há uma resposta que nos surpreende, quando ouvimos a pergunta; e vem a resposta.
P= Há muito tempo que vieste para aqui?
R= Vim para este lugar quando a terra era sem forma e vazia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário