31 de maio de 2015

A Insída

A Insídia
Jean Tenzate. Trad. José Maria Machado. São Paulo. Clube do Livro. 1968. 141 páginas.

Sinopse / Ponderação:
Insídia significa demonstração ou sentimento de deslealdade. A história, como sempre, em história criada, sempre há um pequeno triângulo. Bem, a verdade, aqui, não foge a regra. 
A nota explicativa diz que o autor, arquiteta os capítulos de uma narrativa, plena de ângulos sentimentais, de situações romanescas, de desdobramentos avulsos, ora nos túneis do desespero, ora no azul dos esplendores. Entrechoque de várias fatalidades; envoltas por teias tênues e misteriosas. 
Bom, Cesar, Clara e Paulo. Cesar e Clara são casados e, a história começa com o nascimento de  Alba. Clara tem problemas sérios, fica entre a  vida e morte, recupera-se, mas Cesar não lhe da atenção necessária, quando ela tem alta médica, sempre ocupado com os negócios. Essa atenção, quem a preenche é Dr. Paulo, e vai ocupando lugar na vida de Clara. Clara e Paulo vão viver juntos e não há necessidade de duvidar o ocorrido. Ambos passam a viver com a insídia.
Como pesquisei a respeito do autor, pedi, inclusive, aos meus amigos, do Facebook, mestres em literatura e leitura, todos gentis, mas não conseguiram informar-me da vida e obra deste autor. Só espero, que uma alma bendita, que seja leitor deste blog, conheça alguma informação.  Estou pensando que seja um pseudônimo, caso seja, quem será o autor?




Nenhum comentário:

Postar um comentário