13 de julho de 2014

A Metamorfose



Essa imagem é da Internet, pois não lembro,
 exatamente, como era a edição que li. A única
lembrança refere-se ao formato e a editora.
A Metamorfose
Franz Kafka (1883-1924). Ediouro. 1971. 171 páginas.

Sinopse:
A Metamorfose é a mais célebre novela de Franz Kafka e uma das mais importantes de toda a história da literatura. O texto coloca o leitor diante de um caixeiro-viajante - o famoso Gregor Samsa - transformado em inseto monstruoso. A partir daí, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor ao que é trágico, grotesco e cruel na condição humana - tudo no estilo transparente e perfeito desse mestre inconfundível da ficção universal.

Ponderação:
Enquanto leio Versos Satânicos e o humor que o autor diz ter a respeito do mundo, aliado a uma frase dita por uma amiga: - 'Há livros que possuem uma determinada época para serem lidos.' Com isso, lembrei-me de ter lido A Metamorfose de Kafka, lá na segunda série do 2º Grau, como leitura obrigatória e, até hoje estou a busca do entendimento do inseto. De lá para cá, tentei ler novamente, mas tal qual livros machadianos, não cativa para tal.
Nestes anos todos, ouvi centenas de interpretações em que possamos visualizar o mundo da perspectiva do inseto e suas implicações na vida de cada um de nós. É só olhar o site Skoob, rede social de leitores, para se ter uma noção clara e do domínio do que A Metamorfose exerce em cada leitor. Particularmente, não senti nenhum humor na história da transformação humana em inseto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário