O Mágico de Oz
The Wizard of Oz. Lyman Frank Baum (1856-1919). Trad. Patrícia Cenacchi. São Paulo Círculo do Livro. 156 páginas.
Sinopse:
Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza.
Ponderação:
Clássico equiparado ao nosso Sítio do Picapau Amarelo. Possui centenas de versões: - teatro, cinema, jogos, histórias em quadrinhos, especial de TV etc... A versão cinematográfica de 1939, estrelada por Judy Garland, no papel de Dorothy, sem comentários. As Bruxas de Oz, são referências até no seriado a Feiticeira. No final houve uma dúvida, caminho inverso, a leitura foi após assistir o filme.
Dorothy, a menina. Totó, o cão da menina, sempre feliz. O Espantalho sem cérebro. O Leão medroso. O Homem de Lata sem coração. e Oz que só se ouve sua voz. Cada um com seu defeito, juntos se apresentam completos. Sai com menos dúvidas, mas sinto que falta algo no final, não sei ao certo, uma visão mais aberta, resumindo: Uma lição de vida. Filosofia. Ensinamentos. A estrada de tijolos amarelos segue em direção a realização dos desejos, que finalmente são por nós mesmos realizados porque assim os queremos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário