6 de agosto de 2021

A Ordem

A Ordem
The Order. Daniel Silva. Trad. Laura Folgueira. Rio de Janeiro. Harper Collins. 2021. 426 páginas.

Sinopse:
Quando o papa Paulo VII morre sob circunstâncias misteriosas, o espião Gabriel Allon precisa interromper suas merecidas férias em família para investigar o que realmente aconteceu. Ao lado de seu velho amigo, o arcebispo Luigi Donati, secretário particular do Santo Padre, Allon descobre um evangelho perdido nos arquivos secretos do Vaticano, que lança nova luz sobre um dos eventos mais importantes da história, com poder para acabar com os séculos de perseguição aos judeus. Por essa razão, a Ordem de Santa Helena, uma sociedade católica com laços com a extrema direita europeia, vai fazer de tudo para deixar o texto longe das mãos do espião. Nesta perigosa trama que envolve política, religião e os principais líderes do mundo, Allon corre contra o tempo para desvendar o assassinato de Sua Santidade e dar fim à perseguição sangrenta sofrida por todo um povo.

Ponderação:
Uma leitura de entretenimento. Porém, com elementos históricos, os quais devem ser considerados para enriquecimento na bagagem cultural de  cada um de nós. Como, também, é um alerta aos parâmetros da amplitude de até onde pode chegar a mesquinhez humana, quando se trata do poderoso "$". Até o mais simples dos religiosos poderá ser cativado.
Elementos como:| terrorismo, antissemitismo, semitismo, moral, moralidade capitalista, Holocausto, Segunda Guerra e outros 'ismos' não existiriam se um ser mais 'sabido' não houvesse influenciado as massas famintas e sedentas com promessas vazias e alguns propensos a agir contrário a paz. Em qualquer nacionalidade. A relação com as infinitas instituições de nosso planeta teriam sido bem diferentes para com a comunidade judaica universal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário