10 de maio de 2021

100 anos de Fotografia pelas lentes da Folha

Imagem da página 16, Volume 9, "Imigrantes: em busca de um recomeço". Coleção 100 anos de Fotografia pelas lentes da Folha. A Foto é de 1981, mostra alguns membros da Comunidade de Lituanos de Vila Zelina, São Paulo, Capital.
Coleção 100 anos de Fotografia pelas lentes da Folha.
Naeif Haddad (org.). São Paulo. Folha de São Paulo. 2021. 430 páginas (divididas em 10 volumes de 43 cada). 

Sinopse / Ponderação:
Naeif assina o texto de apresentação de cada volume, mostrando em texto, o compacto histórico de cada volume temático, que com toda boa pesquisa iconográfica, acreditamos tenha sido de extrema dificuldade selecionar as mais significativas para compor a coleção.
Porque há um quê de bom olho jornalístico nestas fotografias e muito de história, mostrando as transformações de uma cidade; a evolução de um século. 
Na página de créditos há um agradecimento aos colegas fotógrafos da Folha de São Paulo, a frase final: - "Além de informações, essas fotos transmitem sentimentos." - Estamos de pleno acordo com ela, pois nos vem a memória relatos de pessoas que vivenciaram muito do que nos é mostrado nelas e, por nós vivenciados, em passado bem recente.

Volume 01 - São Paulo, uma cidade em transformação.
Volume 02 - Transporte, O Brasil em movimento
Volume 03 - Infância, liberdade e fantasia
Volume 04 - Cotidiano, a beleza do dia a dia
Volume 05 - Comércio, do pastel ao vinil
Volume 06 - Brasileiras, mulheres inspiradoras
Volume 07 - Trabalho, o empenho em cada jornada
Volume 08 - Manifestações, da Revolução de 32 às Diretas já
Volume 09 - Imigrantes, em busca de um recomeço
Volume 10 - Nostalgia, memória em imagem

As imagens fazem um contraste daquilo do qual vivenciamos nos dias atuais. O recanto poético em preto e branco, ao alçar voo nas constelações da mídia/comunicação impressa. Que vem caminhar paralelamente aos demais meios de comunicação. - (Vol.4, pág. 16-19)
Que saudade das lojas de discos, quando havia mais possibilidade de air com mais de dois discos vinil. E, as mercearias, onde o tratamento era de amizade de longuíssima data. Ainda, há pequenos destes estabelecimentos para felicidade de consumidores como nós, porém, até quando?
Impossível, em 43 páginas, agregar 1000 Povos. Para nós, leitores descendentes de algum desses povos é, de certa maneira, encontrar referência a eles, de suma importância. No nosso caso, duas da Espanha e uma da Lituânia. - (Vol. 9, págs. 13 e 16)
Trabalho (emprego/profissão): há aqueles que são aperfeiçoados pelo avanço da tecnologia, favorecendo outros ao caminho do esquecimento/desaparecendo, ficando no registro da história e literatura ou congeladas nas fotografias um dia retratado.
Atualmente, temos acompanhado um pouco da televisão aberta. Em um determinado programa, o apresentador, referindo ao transporte público na cidade "como um crime à humanidade", porquê estamos em uma pandemia. Na página 13, do volume 2, temos uma imagem de fevereiro de 1985, retratando o mesmo tipo de aglomeração que vem ocorrendo no presente, no mesmo local. Não era também um crime? Ou o apresentador não conhece o passado recente; ou está fazendo campanha publicitária em Marte.
Pelas imagens apresentadas nesta coleção, com referência à cidade de São Paulo, na temática - trânsito, transporte e alagamento - vem de longa data, onde administradores públicos não se interessam em solucionar os problemas. E  da população que não possui consciência cívica, - 'o que não quero para o meu próximo, não quero que seja a mim aplicado.'

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário