26 de fevereiro de 2021

A Rede de Alice

A Rede de Alice
The Alice Network. Kate Quinn. Trad. Rogério Alves. Campinas. Verus. 2019. 525 páginas.

Sinopse:
Neste romance histórico hipnotizante, duas mulheres - uma espiã recrutada para a Rede de Alice, esquema real que aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, e uma universitária americana que busca sua prima ao final da Segunda Guerra - são unidas em uma história de coragem e redenção.

Ponderação:
Ficção com base na história real, A rede de Alice, intercala histórias da Primeira e Segunda Guerra Mundial.
Charlie e Eve duas mulheres fortes que encontram apoio uma na outra em prol de um objetivo, conhecer a verdade sobre si mesmas e de alguns amigos no período das guerras.
A rede de Alice foi um esquema de espionagem montado em 1915, no auge da Primeira Guerra Mundial; como explica a autora. Formado por oito pessoas, o grupo colaborava com a Inglaterra, por meio da coleta de informações sobre as tropas e ocupações alemãs na Bélgica, França e Holanda. Os espiões se dividiam entre as fronteiras dos países e cidades estratégicas, como Lille, reproduzindo mapas, planos e fotografias em folhas finas de papel que eram transportadas, principalmente, por Alice. Aqui, temos a importância feminina como força de trabalho e coragem na defesa de um país, o salvar vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário