25 de fevereiro de 2018

826 notas de Amor para Emma

826 notas de Amor para Emma
Napkin notes: make lunch meaningful life will follow. Garth Callaghan. Trad. Regina Cazzamatta. Leya. 185 páginas no formato digital.

Sinopse:
Uma história de amor comovente de um pai por uma filha. Pouco depois de Emma completar 12 anos, seu pai, Garth Callaghan, descobriu que tinha câncer de rim. Determinado a fazer do tempo que lhe restava relevante, ele compilou diversos valores para auxiliar sua filha até a formatura do Ensino Médio.
Garth começou a escrever seus recados em guardanapos quando Emma ainda estava nos primeiros anos de escola. À medida que a filha foi crescendo, suas notas tornaram-se mais significativas.
826 notas de amor para Emma é um relato familiar inspirador, repleto de amor e sabedoria. No início de cada capítulo, Garth apresenta um dos recados de guardanapo para, em seguida, compartilhar uma história ligada àquela mensagem e à sua própria vida. Com olhar sensível e sábio, Garth consegue confortar os corações e tocar as almas dos leitores.
Partilho este livro porque nenhum de nós sabe quanto tempo ainda nos resta. Sim, nós caminhamos pelo planeta com a esperança de sermos invencíveis, mas todos nós sabemos que a vida pode ser tirada em qualquer instante. Eu tenho a dádiva de perceber que o fim está se aproximando. Posso reservar um tempo para fazer um balanço e dizer às pessoas que amo o quanto elas significam para mim. É a única coisa que importa. Sua casa, sua conta bancária, suas habilidades, sua profissão - nada disso importa. Tudo se resume aos relacionamentos duradouros que construímos. É isso. É tudo isso.

Ponderação:
Uma narrativa, na primeira pessoa, chata e muita das vezes, sem sentido. Vale pelos pensamentos abrindo capítulos.
O trecho no capítulo 10: "... Encontrei-me com uma oncologista especialista em radioterapia [ ... ] .... com dois cânceres ... idade tão precoce. [ ... ].  Ela anotou sobre o período em que morei na Alemanha Ocidental como um estudante de intercâmbio. Em 26 de abril de 1986, o reator nuclear em Chernobyl explodiu liberando uma quantidade significativa de radiação. [ ... ]"
Com esse trecho, matei a charada! Aqui, lembrei de outros fatos relacionados ao teor 'Radiação'.
1 - ) Fukushima, usina nuclear - Japão, 2011 - Segundo informações um câncer - da radiação - leva 20 anos para desenvolver. Por essa razão "os mais velhos" estão trabalhando na reconstrução dos reatores.
2 - ) Nos anos iniciais da década de 1980, bem antes do acidente de Chernobyl. Li um conto, num destes Suplementos Literários (infelizmente, perdido no tempo), onde a personagem central vinha da região de Hiroshima e Nagasaki. Pois, bem, tudo o que havia ou transitava a sua volta, dele, enfraquecia ou aumentava. O toque desesperador, que ele não entendia, era quando se apaixonava por uma moça. Na maioria das vezes, a moça adoecia sem nenhuma explicação aparente, vindo à óbito. Esses fatos deixavam a nossa personagem em uma tristeza muito maior que poderia ser explicado, se houvesse conhecimento de causa, pois naquele instante se desconhecia o poder futuro da radiação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário