Novamente, postagens um pouco diferenciadas, novo curso de teor teórico literário, A História de São Paulo através da Literatura, com a mestra Mariana Estevam. Curso ministrado no ILP - Instituto do Legislativo Paulista, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A História de São Paulo através da Literatura
Na aula de hoje, informações conceituais da história da formação do Brasil e São Paulo, que por sua vez fica difícil definir se a Cidade ou Estado chegou primeiro. Verdade ou não, minha visão de história de São Paulo, oral ou não, a Cidade veio primeiro. Neste caso, a Literatura produzida, então, era a Literatura de Informação. Isso mesmo, o Estrangeiro - Europeu, propriamente dito - vinha ao Brasil - ou que seria na época - ficava por aqui, algum tempo, e descrevia a vida 'selvagem e exótica' que via, mas com uma visão da civilização ocidental e religiosa daquele século.
Mariana Estevam |
Detalhe de um escrito a respeito de nossos Índios E outras questões exóticas e novas para o Europeu aventureiro. |
A aula teve um sabor de lembranças e lembre-me do meu livrinho sobre o Cacique Tibiriçá, lá nos anos iniciais de meus estudos. Agora, ler a apostilha 12 folhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário