29 de junho de 2014

Las Luces de Septiembre

Las Luces de Septiembre
Carlos Ruiz Zafón. Barcelona. Planeta. 2010. 317 páginas.

Sinopse:
Un misterioso fabricante de juguetes que vive recluido en una gigantesca mansión poblada de seres mecánicos y sombras del pasado... Un enigma en torno a extrañas luces que brillan entre la niebla que rodea el islote del faro. Una criatura de pesadilla que se oculta en lo más profundo del bosque... Estos y otros elementos tejen la trama del misterio que unirá a Irene e Ismael para siempre durante un mágico verano en Bahía Azul. Un misterio que los llevará a vivir la más emocionante de las aventuras en un laberíntico mundo de luces y sombras.

Ponderação:
Enquanto lia esse volume que é a complementação da Trilogía de la Niebla, foi necessário fazer uma pausa e ler as anotações feitas durante a leitura dos cinco livros anteriores de Zafón. O nome Andreas Corelli não pareceu-me estranho, o que de fato ele seria utilizado mais tarde e com certa importância em 'El Juego del Ángel'.
Bom, para quem está pegando o bonde agora, vale lembrar que as postagens feitas: Em 14/09/2013, "A sombra do vento" e "La Sombra del Viento"; em 19/09/2013, "El Juego del Ángel" e "El Prisionero del Cielo" são considerados da fase adulta ou amadurecimento do autor. Em 27/10/2013, "El Príncipe de La Niebla" e "El Palacio de la Medianoche", obras tidas como juvenis.
Em contrapartida, no blog allagumauskas.blog.uol.com.br, em 27/10/2013, "Zafón duplo"; em 03/03/2013, "Jogo do Angel"; em 09/06/2013, "Prisioneiro do Céu"; em 15/07/2012, "Livros Esquecidos" há mais algumas considerações.
Agora, a considerar,  o fato de o autor gostar de aventuras, mistérios e segredos, parecendo conjugar com a imortalidade, poder e riqueza próximo de um Dorian Gray. Diz que não devemos fazer pacto a cegas como mostra essa trilogia e só é possível eliminar a malignidade com orações e o sinal da cruz, fator que os nossos personagens não se habilitaram a fazer e nem o autor conduz a isso. Poderá-se-ia concluir que o verdadeiro amor, também, leva a destruição da negatividade humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário