30 de maio de 2014

Walter Clark

A vida de Walter Clark
Walter Clark (1936-1997). Rio de Janeiro. Editora Rio Cultura. 103 páginas. [Série ‘Gente de Sucesso’ – depoimento de...]

Sinopse / Ponderação:
Em termos de televisão no Brasil, talvez haja dois nomes que são difícil de não entender o que ela é e representa, hoje, para nós. Embora, esteja bastante degradante assisti-la na atualidade. São eles Assis Chateaubriand e Walter Clark, esse por sua vez foi um homem que mudou o perfil da televisão brasileira. O presente livro é o resultado do projeto de pesquisa das Faculdades Integradas Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, biografando personalidades, até então, vivas. Foi interessante a leitura, pois desejava, desejo ainda, conhecer melhor aqueles profissionais da comunicação social, batalhadores em nos deixar uma trajetória de conhecimento da evolução, digamos, tecnológica da nossa arte para diversão de massa, não tão gratuita, assim como dizem.

Frases de Walter Clark:
“... todo mundo sabe, sou um boêmio, um sujeito de vida aberta, e isso é até um corte neurótico meu, por não ter assumido jamais com naturalidade meu próprio sucesso.”

“Costumo dizer que até os 40 anos a gente vai gastando a vida, vai emitindo cheques e duplicatas que começam a vencer a partir dessa faixa, quando começamos a perder os amigos e a receber as cobranças do que vivemos.”

“Escritor de rádio, na época, fazia como redatores de jornais de hoje que vendem o que produzem no dia-a-dia, com sindicato organizado e tudo.”

Conversa com Roberto Marinho – “O Sr. vai ver o que estou lhe deixando!” – Ora, por mais que tentem extirpar da Globo a minha presença – assim como um desestalinização no bom sentido, claro – não conseguirão.”

Bom, o resto são história de bastidores da televisão brasileira, da Globo, da política dos anos 1960 e 1970, a censura e outras personalidades de então...



Nenhum comentário:

Postar um comentário