Obras Machadianas.
Iaiá Garcia, Helena, O Alienista, Missa do Galo, Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Miss Dollar – Edições da Editora Moderna, Ática e Ediouro anteriores a 1980.
Ponderação:
A obra machadiana é objeto de estudo e leitura (obrigatória) nos diversos cursos ligados ao nosso idioma português. Joaquim Maria Machado de Assis é considerado o melhor escritor em Língua Portuguesa no e do Brasil. Mas chatice, resume toda a sua obra com a eterna insatisfação humana e da sociedade em transformação naquele final e início de século, XIX e XX.
Dom Casmurro: Bentinho e Capitu. Caramba! Em qual texto do Olímpio Grego, Machado foi buscar inspiração, quando criou Bentinho e Capitu. Já li e ouvi que a arte imita a vida, portanto a literatura recria a vida, olhando todos os lados da rocha. Será possível, uma única possibilidade, que a relação entre as personagens do romance seja reflexo do casamento de dona Carolina com o autor? Se hoje, temos preconceito, imagina-se a situação nos anos de 1870 a 1900.
Das obras lidas de Machado de Assis, só com ‘Iaiá Garcia’ tive ao final uma sombra de querer ler novamente. “Lina Garcia” e suas atitudes.
Dom Casmurro, Helena, Missa do Galo – será que os professores desconhecem outras obras do mestre da literatura nacional brasileira ou simplesmente seguem a orientação dada pelos editores dos livros didáticos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário