13 de setembro de 2013

El conde de Montecristo

El Conde de Montecristo. 
Alejandro Dumas. Madrid. Edimat Libros. Colección Clásicos Inovidables. 717 páginas.

Sinopse:
'El conde de Montecristo' es la fascinante historia de un hombre bondadoso, afable y honrado que, víctima de una tremenda cadena de traiciones, casi arruina su vida. Sin embargo, su sed de venganza, su paciencia y su astucia cambiarán el signo de esta historia que enganchará al lector desde el primer capítulo.

Ponderação:
A leitura foi um desafio. Mas, valeu a pena.
Os capítulos 41, 71, 89 e 113. Reencontro. Reencontro. Reencontro e Conversa. Já investido de Conde de Montecristo; Mercedes, em Condessa de Morcef. Ambos se reconhecem, porém Fernando Mondego e seu filho, Alberto não percebem a alta tensão deles. Aliás, fato interessante, ninguém é capaz de reconhecer a Dantés em Paris. Sempre que Dantés e Mercedes se encontram a emoção prevalece. Dificultando os batimentos do coração de ambos. Precisam disfarçar a verdade sobre eles. Finalmente, Ela sabe a verdade sobre a prisão Dele. Após a partida de Alberto para a Argélia, fica claro o abismo existente entre a Mercedes e o Dantés do passado e da atualidade. Mas o respeito e o amor que há entre os dois permanecem o mesmo. O aspecto vingador de Dantés cai por terra, ao descobrir que pode ser amado e amar na figura de Haydeé.
O confronto do passado com o presente e a consciência de cada um dos envolvidos em sua prisão, prevalecendo bondade e humanismo de cada um. Família Morrel, Mercedes, Alberto, Haydeé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário