24 de julho de 2021

Somos todos adultos aqui

Somos todos adulto aqui
All adults here. Emma Straub. Trad. Camila Von Holdefer. Rio de Janeiro. Harper Collins Brasil. 2021. 348 páginas.

Sinopse:
Astrid Strick tem 68 anos e vive uma vida aparentemente perfeita. Porém, seu caçula desistiu da sua promissora carreira de ator. Sua filha do meio, com quase quarenta anos, decidiu engravidar a partir de uma produção independente. E o mais velho vive de acordo com regras impostas pela preocupação com as aparências. Mas quem decide, após tantos anos, quais erros realmente importam? Quais desculpas precisam ser pedidas? À medida que enfrenta os enganos do passado, Astrid começa a perceber que não é a única a esconder segredos e que todos à sua volta estão tentando entender quem são.

Ponderação:
Não compreendemos o porquê da obsessão de Astrid em relação a Barbara Baker. Numa cidade pequena todos se conhecem e muito bem. Um livro sobre família, os prós e contras; harmonia e tramas; felicidade e infelicidade. Leitura leve. Escrito como se você colocasse uma cadeira na calçada de sua casa e acompanhasse a vida de todos os personagens.

 

23 de julho de 2021

Uma Escada para o céu

Uma escada para o céu
A Ladder of the sky. John Boyne. Trad. Luiz A. de Araújo. São Paulo. Cia das Letras. 2019. 331 páginas.

Sinopse:
Maurice Swift é um homem bonito, charmoso e sedento por sucesso. A única coisa que lhe falta é talento, mas ele não deixará que esse mero detalhe atrapalhe seu caminho. Afinal, um aspirante a escritor pode encontrar inspiração em qualquer lugar - mesmo que tenha que se apropriar das histórias dos outros. Trabalhando como garçom num hotel de Berlim Ocidental em 1988, Maurice se vê diante da oportunidade ideal: um encontro fortuito com o famoso autor Erick Ackermann.

Ponderação:
O que Maurice não entendeu é que: "as ideias estão no ar" e o desejado de cada aspirante a carreira de escritor é a busca de melhor executa-las. Não 'roubar' como ele fez. Mereceu o final que teve e mesmo, assim, continuou sua atitude ingloriosa.
A leitura é penosa, porque o autor já entrega o enredo nas primeiras páginas.



22 de julho de 2021

Mil Palavras

Mil Palavras
Thousand words. Jennifer Brown. Trad. Cristina Santana. Belo Horizonte. Editora Gutenberg. 2018. 197 páginas.

Sinopse:
O namorado de Ashleigh, Kaleb, está prestes a partir para a faculdade e a jovem está preocupada que ele se esqueça dela. Então, em uma famosa festa de final do verão, as amigas de Ashleigh sugerem que ela mande uma foto nua para ele. Antes que possa mudar de ideia, Ashleigh vai para o banheiro, tira uma foto de corpo inteiro em frente ao espelho, e aperta a tecla “enviar”. Mas o término do relacionamento do casal é ruim e, para se vingar, Kaleb encaminha a foto para sua equipe de beisebol. Em pouco tempo, a foto viraliza, atraindo a atenção do conselho da escola, da polícia e da mídia local. A pena ordenada a Ashleigh pelo tribunal é prestar serviço comunitário, e é onde ela conhece Mack, um jovem que oferece uma nova chance de amizade, e é o único que recebeu a foto e não olhou.

Ponderação:
Numa tentativa de salvar o relacionamento com o namorado, enviar uma foto como prova de amor. Porém essa prova revelou-se um perigo para a imagem familiar da garota, que punida por pornografia infantil. Ela não previu que como seus pais são pessoas públicas, essa atitude iria afetá-los. O livro é extremamente chato, precisou-se da leitura dinâmica na vertical. Simples, não deu para entender todo o drama da garota em relação as demais de seu convívio. 
Se "uma imagem pode valer mais que mil palavras", Então não se pode fazer críticas, pois essa imagem não contara a história por inteiro. Vale para qualquer situação da vida.


21 de julho de 2021

O Segredo de Rose Gold

O Segredo de Rose Gold 
The Recovery of Rose Gold. Stephanie Wrobel. Trad. Ryta Vinagre. Campinas. Verus. 2020. 308 páginas. 

Sinopse:
As mães nunca esquecem. As filhas nunca perdoam. Em O segredo de Rose Gold, por dezoito anos, Rose Gold Watts acreditou estar seriamente doente. Era alérgica a tudo e vivia em hospitais. Chegou a pensar que precisasse mesmo da sonda gástrica, das cirurgias, da cadeira de rodas... Os vizinhos faziam o possível para ajudar, mas, não importava por quantos médicos a menina passasse, quantos exames ou cirurgias realizasse, ninguém sabia o que havia de errado com ela. Acontece que a mãe dela, Patty Watts, é uma ótima mentirosa. E, após cinco anos na prisão, ela está finalmente livre. Tudo o que Patty quer é deixar as mágoas para trás, fazer as pazes com a filha - que testemunhou contra ela - e cuidar do neto. Assim, quando Rose Gold concorda que Patty vá morar com ela, parece que o relacionamento entre mãe e filha está, de fato, caminhando para a reconciliação. Mas Rose Gold conhece a mãe. Patty sempre acerta suas contas. Só que, infelizmente para ela, Rose Gold não é mais sua filhinha querida... e estava apenas aguardando que a mãe voltasse para casa.

Ponderação:
O enredo trabalha com temas impactantes: relacionamento familiar - mãe e filha -  filha e pai com a família só paterna; mãe com característica super e híper protetora; amizade - social/vizinhos e online; preconceito; falsidade; relação médica - não competência para elucidar e denunciar mãe pela não existência de nenhuma patologia; mentiras. Descobertas e recomeço.
Mas! um thriller no qual a graça está em descobrir a veracidade de saber a capacidade de mãe e filha serem mais maquiavélica e manipuladora uma com a outra. Na altura dos  capítulos 19 e 21 temos a sensação de a mãe ser vitoriosa. No entanto, o último capítulo surpreende e deixa-nos com algumas possibilidades...