11 de março de 2019

O Pulo do Gato

O Pulo do Gato
Claudio Junqueira. São Paulo Letras do Pensamento. 2018. 224 páginas. 

Sinopse:
Um belo dia, ao pensar sobre a dissertação, veio o insight: que tal resgatar a memória d’O Pulo e passar a limpo essa história tão rica para a Rádio Bandeirantes e para São Paulo? Levei a empreitada adiante: falei com o Zé Paulo, que gostou e apoiou a iniciativa; com o então diretor de Jornalismo da Bandeirantes, José Carlos Carboni, infelizmente já não mais entre nós, e que gentilmente me deu sinal verde para a tarefa. Com o aval de ambos, levei quase um ano até escolher o melhor caminho para concretizar essa ideia, via mestrado, iniciado em 2013 e concluído em 2015. Foram mais de 30 entrevistas, dias inteiros passados no Centro de Documentação e Memória do Grupo Bandeirantes de Comunicação, aferição de dados, áudios, vídeos e acesso a pesquisas inéditas que o Ibope fornecia à rádio com os índices de audiência do matutino, que comprovam a liderança d’O Pulo entre os jornalísticos do período da manhã. Entrevistados também contribuíram ao fornecer fotos e documentos essenciais para a pesquisa. Algumas imagens raras, nunca antes publicadas, como a do narrador esportivo Osmar Santos, fornecida pela família do falecido jornalista Jair Brito, ilustram esta obra. Nesse período de trabalho na emissora, que me fez ´mergulhar´ no encantador mundo da radiodifusão e vivenciar as mais diferentes sensações provocadas pelo imediatismo e agilidade deste veículo centenário e me deparar com boa parte da história brasileira e internacional. Este livro é uma singela homenagem a José Paulo de Andrade, aos que junto com ele fizeram e fazem o programa, a todos os pioneiros do rádio, aos ouvintes e um registro histórico de O Pulo do Gato, um dos principais programas jornalísticos do dial brasileiro. Alô São Paulo! Bom dia Brasil!

Ponderação:
 - "Cada dia que nasce é uma esperança que se renova."
 - "Que o dia seja produtivo."
 - "Acorda São Paulo, acorda Brasil! Folhinha virando."
 - "Bom dia, estamos começando mais um 'O Pulo do Gato'".  
 - "Está começando mais um dia na vida do brasileiro."
 - "Olha a hora! Olha a aula!"
 - "Boca no trombone, falou, repercutiu."
 - "Empresa séria não discute, resolve."

Quem com mais de 50 anos ou está entre os mais jovens não tenha ouvido, em algum momento os bordões acima!?...
Sim! São de José Paulo de Andrade, no comando de 'O Pulo do Gato', matutino no ar a quase 46 anos. As manhãs são melhores depois da  audição de sua voz.
Para quem foi adolescente ou jovem adulto naqueles meados dos anos 1970 e 1980 é uma grata satisfação ler - 'lembrar' - de nomes como Newton Flora (tivemos o prazer, de conhecer e partilhar corredores escolares, Miriam, sua filha.). Luiz Carlos Gertel, Amorim Filho e seu 'pássaro de prata', Pedro Luiz Ronco, Gonçalo Parada e tanto outros que fizeram parte da família ouvinte da Rádio Bandeirantes, sem jamais terem conhecimento desse quesito, que nós, nomeamos com intimidade. Rever a imagem de seu ídolo, sendo ele o motivo de seguirmos a carreira jornalística.
Em 200 páginas, passa-se a limpo a história do programa e apresentador  com maior longevidade no rádio brasileiro. É um livro que estava faltando na bibliografia dos estudantes de jornalismo e na prateleira da História da Comunicação e Jornalismo  do país.
Não somos de recomendar livros, mas esse, super recomendamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário