27 de abril de 2018

A Maleta da Srª Sinclair

A Maleta da Srª Sinclair
Mrs Sinclair's suitcase. Louise Walters. Trad. Fátima Pinho. São Paulo. Planeta/Essência. 2015. 252 páginas.

Sinopse:
Roberta, uma solitária leitora voraz de 34 anos, trabalha na livraria The Old and New na Inglaterra. Ao encontrar uma carta dentro da uma velha mala desgastada da avó que nunca conheceu, ela descobre um segredo sombrio, e tudo o que sabia sobre a sua família irá desmoronar. Intercalando com a narrativa de Roberta, está a de sua avó, Dorothy, uma mulher de 40 anos, sem filhos, desesperada para engravidar, mas que vive um casamento infeliz com Albert, que está em um campo de batalha na Segunda Guerra Mundial. Após um encontro casual com um piloto de guerra polonês, Dorothy acredita que finalmente encontrou a felicidade, mas, ao contrário, terá que tomar uma decisão inimaginável, cujas consequências irão alterar para sempre a estrutura de sua família.
As histórias paralelas de Roberta e Dorothy desenrolam-se durante um período de oitenta anos, enquanto as duas buscam seu próprio caminho em meio a segredos, sacrifícios, mentiras e amor. O livro é uma história mágica de dois mundos, um abalado por segredos e o outro pela verdade.

Ponderação:
A vida fora do âmbito oficial da guerra. A vida fora da memória coletiva. Esposa dedicada e o sonho da maternidade. Frustração. É possível uma mulher passar nove meses e não perceber que estar grávida? Isso tem alguma lógica? Fator estranho, mesmo que a mulher seja ignorante nesta questão! A busca da felicidade! É necessário tomar cuidado em não esquecer money em meio às páginas dos livros, para que no futuro, não haja uma Roberta e tente descobrir se há um milionário perdido ou não. O livro é belo e, até, um pouco poético com histórias entrelaçadas de amor, desencontros, encontros, honra, egoísmo, vaidade, amizade, doação. Escolhas e consequências, expectativas e no fim o perdão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário