One of us is lying. Karen M. McManus. Trad. André Gordirro. Rio de Janeiro. Galera. 2018.
Sinopse:
Cinco alunos entram em detenção na escola e apenas quatro saem com vida. Todos são suspeitos e cada um tem algo a esconder. Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.
Ponderação:
"... uma redação de 500 palavras sobre como 'a tecnologia está arruinando os colégios nos Estados Unidos"... [ nota - deve ser escrita em papel pautado - manuscrito].
Bom, leva-se em consideração um núcleo pequeno para averiguar o que a tecnologia está produzindo, se de um lado ela facilita nossa vida; do outro ela está destruindo relações humanas milenares, como aquele sentido de olhar no olho do outro enquanto conversamos, aliás, as conversas estão desaparecendo no nível corpo-a-corpo.
Uma história em quase 400 páginas, divida em três partes, narrados por quatro personagens suspeitas de um crime, onde "Falando Nisso" está para Wikileads e Simon para Julian Assange, no microcosmo escolar. Há necessidade de um bom preparo de texto, pois há muitas palavras que não deveriam ser impressas e divulgadas como se fossem da norma culta e na forma literária, mesmo sendo uma realidade juvenil. O final tem uma leve semelhança com O Caso dos Dez Negrinhos (Não Sobrou Nenhum) de Agatha Christie (aqui no blog, em 29/09/2014).