25 de novembro de 2017

Postais do Coração

Postais do Coração
Postcards from the heart. Ella Griffin. Trad. Denise Tavares Gonçalves. Ribeirão Preto. Novo Conceito. 2012. 403 páginas no formato digital.

Sinopse:
Saffy tem um trabalho incrível em uma agência de propaganda em Dublin. Ela tem sua difícil mãe a uma distância segura. E ela acredita que seu namorado ator Greg — o próximo Colin Farrell — finalmente irá pedi-la em casamento.
Conor admira a linda Jess. Mas depois de sete anos e gêmeos, ela ainda não se casará com ele. Ele passa os dias ensinando adolescentes terríveis e as noites escrevendo o livro que espera que mude tudo — inclusive a mente dela.
Mas está difícil de alcançar finais felizes…

Ponderação:
Esse romance sofrível possui dois problemas sérios. - Excessos de descrições cotidianas, as quais o mundo inteiro está cansado de saber fazer e não há necessidade de ler ou ver num momento de relaxamento. - O segundo problema advém do primeiro; não houve uma boa preparação de texto no original e na tradução (essa poderia amenizar a descrição sem perder o sentido.). Afinal, não é um livro com fins educativo.

"Jill não conseguia dormir. Pela primeira vez, não era o enjoo da quimioterapia que a  mantinha ajoelhada no vaso sanitário, tremendo com ânsia de vômito na maioria das noites."

Ficaria menos irritante a leitura se assim estivesse:

"Jill não conseguia dormir. Pela primeira vez, não era o enjoo da quimioterapia, que a mantinha entre o quarto e o banheiro, na maioria das noites."

A Komodo esta precisando da magia da Endora. Marsh é irritante com sua postura de autoridade com aplicações de todo tipo de assédio. Saffy é o fruto do egoísmo de sua mãe. Mais, é a versão feminina piorada de Darrin/James Stephens, onde suas atrapalhadas eram resolvidas com um mexer de nariz. Já Greg é um mimado que não cresceu, tornando-se um ser humano, só saber olhar para o seu próprio nariz. Conor e Jess em que pé são eles/ou livro, qual é o autor. O melhor do livro é Liam e seu porquinho do palavrão. Uma ótima ideia de chamar a atenção do adulto, dizendo-lhe para não dizer palavras de baixo/palavrão.



 

2 comentários:

  1. Lina, como podemos pesquisar por livro ou tema no seu blog?
    Ray

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray,

      Para o Público é ver a lista de publicações anteriores. Normalmente, coloco o nome do livro...

      Excluir