Liberdade de Imprensa: O cinema de intervenção: 40 anos do documentário
Renata Fortes e João Batista de Andrade. São Paulo. Imprensa Oficial. 2008. 154 páginas.
Sinopse / Ponderação:
Liberdade de imprensa, documentário dirigido por João Batista de Andrade em 1967, rompeu cânones do gênero e reafirmou a resistência à ditadura militar. A Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, publica Liberdade de Imprensa - O cinema de intervenção, que traz o roteiro do filme – um documento importante sobre a construção de uma nova dramaturgia no gênero – e vários textos críticos.
"Cineasta/documentarista" tem compromisso com a história, sobretudo ao momento vivido/político em que as obras nascem.
A obra em questão possui já 47 anos, sendo o tema "Liberdade de Imprensa", atual! Transcrevo um trecho que considerei interessante:
"JCB
Tem uma coisa que eu queria retomar. O Trevisan disse que não é um filme só sobre liberdade de imprensa. Eu acho que isso é básico, quer dizer, não é um olhar de sociólogo ou de historiador, que pega o assunto externo, mas é um filme que trabalha para construir a liberdade de imprensa. Não é o olhar distanciado do observador. Então a ideia de que o filme não seja sobre a liberdade de imprensa para mim é fundamental. Por outro lado há, sim, um discurso, talvez não haja um discurso verbal, um discurso politicamente e sociologicamente organizado verbalmente, a ação é um discurso." [página 89. - JCB = Jean Claude Bernadet]
Nenhum comentário:
Postar um comentário