13 de agosto de 2016

Rousseau

Rousseau em 90 minutos
Rousseau in 90 minutes. Paul Strathern. Trad. Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro. Zahar Editores. 2004. 55 páginas no formato digital.

Sinopse:
Esse volume oferece um relato da vida e das idéias de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). Mesmo sendo contemporâneo de grandes pensadores, como Kant e Hume, sua obra teve um alcance popular bem maior que a de ambos. Autor de livros ao mesmo tempo profundamente inspiradores e contraditórios, em que o sentimento muitas vezes vence o argumento intelectual, Rousseau foi o primeiro a deslocar os temas da liberdade e da irracionalidade para um domínio menos intelectualizado.

Ponderação:
Os 90 minutos a que se refere a série de livros, onde há explicações, que seriam complicadas, direcionadas a leigos, pode-se dizer uma duração de alguns dias. Neste caso: Rousseau, um dos mentores, entre aspas da Revolução Francesa; das utopias sociais do século XIX; do comunismo do século XX. Com o seu "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" foi, antes de tudo um senhor rebelde, não compreendido e entendido, e pode ter influenciado Freud no desenvolvimento da descoberta da psicanálise e estudo dos sonhos e mente humana. Suas ideias por si só sobre Liberdade não são compatíveis com Igualdade e pode ter Fraternidade. É automático, para se ter Liberdade, não há possibilidade de ter-se Igualdade. São fatores naturais e humanos. Só a Liberdade possui a capacidade de evolução, enquanto a Igualdade caminha para a destruição. Seres humanos são diferentes por si só. Nos ensinaram essa ideologia, porém não nos disseram que a segunda palavra é incompatível na pratica e na convivência diária. Bem, minha mãe comenta uma filosofia simples de vida, que mostra-nos o que é Liberdade, Igualdade, Fraternidade deve ser seguido nos parâmetros do 10 Mandamentos, quando chegamos ao 11º Mandamento, já perdemos a Liberdade, Igualdade, Fraternidade. Devemos seguir o bom senso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário