Os Relógios
The Clocks. Agatha Christie (1890-1976). Trad. Carmem Prudente. Rio de Janeiro. Bestbolso. 2012. 180 páginas digitais.
Sinopse:
Um homem desconhecido é encontrado morto na casa de uma cega. Na cena do crime, quatro relógios parados na mesma hora: quatro e treze. Sem qualquer pista do assassino ou da identidade da vítima, o detetive Colin Lamb, do Serviço Secreto inglês, pede ajuda a Hercule Poirot. Ao iniciar a investigação, o detetive afirma que o caso é simples, mas ele logo percebe que a solução não é tão óbvia, principalmente quando outros dois assassinatos são cometidos em circunstâncias misteriosas.
Ponderação:
Quando a autora faleceu, estava indo para o Segundo Grau e sua obra ganhou realce com inúmeras reedições. Lá li o Caso dos 10 Negrinhos (postagem de 29/09/2014, com atualização de 11/01/2016), foi com princípios didáticos. Recentemente, uma segunda leitura surpreendeu-me a narrativa, fazendo-se necessária calma ao entendimento completo no final. Portanto mostra-nos que a inteligência da autora na criação de seus casos.
O presente livro, temos um Hercule Poirot já "aposentado". Os acontecimentos tinham tudo para seguir o caminho incerto de um final feliz. Crime simples com fórmula de ficção, mesclado ao momento histórico da Guerra Fria. Leia-se 61 de cabeça para baixo. E descobrirá que o quê você vê não é o que você vê. Simples assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário