25 de agosto de 2015

Histórias de Paris

Histórias de Paris
Histórias de Paris. Mario Benedetti (1920-2009). Trad. Ari Roitmann e Paulina Wacht. São Paulo. Globo. 2013. 63 páginas. [Ilustrado por Antonio Segui]

Sinopse:
Os quatros contos de Mario Benedetti (1920-2009) que compõem este livro são como fotografias de personagens transitórias e frágeis, cristalizadas em um movimento passageiro. De 1973 a 1985, o Uruguai viveu sob uma ditadura militar, como, em períodos similares, a Argentina, o Chile e o Brasil, fazendo com que milhares de intelectuais, políticos, artistas e poetas sul-americanos vivessem fora de seus países. Paris foi um desses destinos.
O que vemos na capital francesa descrita por Benedetti são cenas do exílio, em que as dúvidas e a falta de concretude regem vidas incertas, sem deixar de apontar em cada uma das situações e das personagens a beleza de um mundo que ainda espera um tempo melhor.

Ponderação:
Realmente, Paris é uma festa! Todos os incomodados em seu interior correm para lá. Fantasia? Mistério do sonho de  Liberdade? Quem sabe? Está no livro uma geografia, propriamente, dita das impressões longínquas de uma vivência livre e da nova desconhecida, longe dos amados terrenos de nossa pátria, passando fome. Simples consequência do exílio - auto ou imposto -, novos relacionamentos, amorosos ou não, expectativas, desilusões de um - vários - exilado intelectual.



Nenhum comentário:

Postar um comentário